Quem está em busca de um corpo sarado ou quer manter a forma, inevitavelmente, já passou por alguma privação de sabor. Ou, ao contrário, precisou ingerir algo de que não gostasse. Shakes e outros suplementos entram nessa lista, que conquista atletas e afasta quem não abre mão de um gostinho bom.
No entanto, por conta das criações e experiências de nutricionistas e professores de educação física, é possível comer brigadeiro, panqueca e até pudim sem culpa e ganhando poucas calorias.
O brigadeiro ganhou versão feita com cacau e proteína (whey protein) sabor chocolate. Daí, vieram outras tantas invenções que entraram no cardápio. “Fica muito saboroso. A gente quase não percebe que aquilo ali não é feito com chocolate de verdade, e o melhor é que ele tem menos da metade das calorias de um brigadeiro tradicional”, explica.
Seguindo esta linha, panquecas feitas com proteína de baunilha viraram moda na internet. “Redes sociais onde compartilhar fotos de comida virou hábito sempre têm uma panqueca de when protein. Ela fica mais fofa, bem cheirosa e não pesa no estômago, sabe?”, completa Jorge.
Deliciosa e variada, a caderneta da personal trainer Larissa Mesquita é repleta de comidinhas proteicas. “Tem pudim, sorvete, bolo, mousse e até um molho doce para colocar na carne”, calcula. Receitas da avó foram adaptadas ao estilo de vida dela e de sua família, que faz bonito na balança.
Durante algum tempo, ela recorreu às anotações apenas quando precisava estimular o corpo ou fortalecer seus músculos e o de seus clientes, mas percebeu que o hábito saudável poderia ficar ainda mais fácil se o suplemento fosse incorporado aos pratos que aprecia. “Por que não tentar inovar? Tentei, fiz muita coisa boa mas também fiz bastante sujeira”, lembra.
Para a chef Deise Campos, as opções são válidas e gostosas. “Conseguimos fazer itens saborosos com medidas certas e ingredientes que o brasileiro gosta”, explica. Adicionar frutas e folhagens (como hortelã) e acompanhamentos (iogurte) ou castanhas dão o tom da sobremesa.