Principais favoritos ao título do ATP 500 de Dubai, Roger Federer e Novak Djokovic venceram e avançaram às quartas de final do torneio nesta quarta-feira. Cabeça de chave um em Dubai, Federer precisou de apenas dois sets para vencer o espanhol Marcel Granollers e se garantir na próxima fase.
Em uma hora e 10 minutos de partida, o número dois do mundo venceu Granollers com tranqüilidade por 2 sets a 0, parciais 6/3 e 6/4. Na próxima rodada, Federer medirá forças com o ucraniano Sergiy Stakhovsky, que despachou o letão Ernests Gulbis por 2 sets a 1 (6/3, 5/7 e 6/1).
Enfrentando o espanhol pela primeira vez na carreira, Federer não precisou se esforçar muito para sair com a vitória. Desde o início da partida, o suíço pressionou o saque de Granollers, que se defendia como podia. Depois de salvar três chances de quebra, Granollers cedeu a quebra a Federer, que apenas administrou a vantagem para fechar o primeiro set.
Embalado, Federer resolveu o jogo logo no primeiro game do segundo set, quando quebrou o serviço de Granollers – quebra esta que não devolvida. Nas quartas de Dubai, o número dois do mundo enfrentará Stakhovsky pela primeira vez na carreira.Atual bicampeão do ATP 500 de Dubai, Djokovic não teve uma partida tão fácil quanto a de Federer. O sérvio precisou de três sets para derrotar o espanhol Feliciano López, que resistiu ao jogo do número três do mundo no segundo set.
Em uma hora e 48 minutos, o cabeça de chave dois em Dubai derrotou López por 2 sets a 1, parciais 6/3, 2/6 e 6/4. Contra o espanhol, Djokovic tentou uma nova estratégia e intercalou bons e maus momentos na partida.
Consistente no fundo de quadra, Djokovic decidiu subir mais à rede para surpreender López e acabou cometendo erros não-forçados na linha de base. Depois de conquistar o primeiro set sem ter seu saque ameaçado, o sérvio perdeu seu serviço duas vezes para o espanhol na segunda parcial.
Com o placar empatado, os dois tenistas voltaram mais nervosos ao set decisivo, “segurando o braço” no fundo de quadra. Mais consistente, Djokovic quebrou o saque de López no sétimo game e manteve a vantagem, garantindo assim a vaga nas quartas de final do torneio.
Defendendo os 500 pontos do campeonato do ano passado, Djokovic enfrentará o alemão Florian Mayer, algoz do cazaque Andrey Golubev, na próxima rodada. Mais cedo, Mayer venceu Golubev por 2 sets a 0, parciais 6/3 e 6/4.