Bernardo Bittar
bernardo.bittar@jornaldebrasilia.com.br
Sabe aquela história de que depois das festas de fim de ano é preciso desintoxicar, já que é comum ter exagerado um pouco? O Jornal de Brasília resolveu considerar essa máxima e trazer algumas dicas para quem comeu além da conta durante os últimos feriados de 2012. Mesmo com essa missão gastronômica, saladinhas, grelhados e sucos mágicos reinam no cardápio, pois as possibilidades são inúmeras.
Junto com o Ano Novo chega também o verão, que é tempo de hidratar o corpo e caprichar no consumo das frutas. “Não tem nada melhor que abusar da criatividade! Indico que se tome muita água de coco gelada, sucos de morango e cereja, jabuticaba, limão e seriguela! É refrescante, e existem receitas que são capazes de reduzir o estresse e ajudar no controle da fome”, explica a nutricionista Juliana Mendes.
Na rede brasiliense Marietta, existe um menu de sucos cujo propósito vai além de refrescar. “Na verdade, não existe nenhum suco que seja extremamente milagroso. Existem composições que ajudam em certos casos, como é o caso do suco de maracujá, que é famoso por acalmar as pessoas, e outros, indicados para estresse ou até depressão”, diz o sócio Rafael Pontes.
Verdes em alta
O consumo de saladas deve aumentar, e as folhas podem ser combinadas com carnes magras, como o peru, o frango e o peixe. “Se utilizar bastante condimentos, pode até se tornar o prato principal da refeição. Acrescente palmitos, tomate e as frutas secas que sobraram, como os damascos e figos. É de dar água na boca, e a família inteira vai gostar”, sugere.
Quiches, croissants feitos com massa diet e geleias que não levam açúcar são novidade no cardápio da pâtisserie Daniel Briand. “Acabei de colocar esses pratos disponíveis para os clientes. São coisas que eu nunca quis tentar sem ter certeza de que haveria aceitação do público. Acredito que o melhor mês para iniciar essa mudança é janeiro, onde todos estão preocupados em manter o corpo esguio”, explica o chef.
Também estão em alta as sodas italianas, servidas em bares e restaurantes de Brasília. O barman Diogo de Oliveira, do Franz Café, que utiliza as sodas para desenvolver drinques para o verão de 2013, lembra que a franquia apostou em servir sodas italianas quando elas ainda não eram moda no Brasil. “Aqui na cidade eu já as conhecia de padarias gourmet e delicatessens. São ótimas, pois utilizam apenas água com gás em seu preparo, e acompanham perfeitamente o lanche da tarde”, comenta.
Emagrecer com Saúde
Cair em tentação e cometer excessos diante de uma mesa farta são hábitos que se repetem a cada ceia de Natal. Se você exagerou na dose e não quer ver mais comida pela frente, ou se ainda está pensando em repetir o prato da última noite nas próximas refeições, especialistas garantem que é possível evitar a permanência dos quilos a mais a partir de um détox.
Isso significa dizer segurar o estômago durante os dez dias seguintes ao Natal e Ano Novo para ajudar a melhorar o funcionamento do fígado. “Para isso, é fundamental ter uma alimentação rica em magnésio, cobre, selênio, ferro e vitaminas do complexo B”, cita a nutricionista Juliana Mendes.
Como fontes de magnésio, estão as castanhas e os vegetais de folhas escuras; de cobre, são os cereais integrais, as oleaginosas (como óleo de soja, milho e oliva) e sementes de abóbora e girassol – estas também contêm ferro e vitamina B.
Para obter selênio, uma boa opção é a castanha-do-pará. Já o ferro está presente no atum, nas folhas escuras e no feijão. E quem precisa de vitaminas do complexo B também pode consumir cereais integrais.
Outros alimentos ainda ajudam a reduzir a carga tóxica no corpo, como frutas (maçã, damasco e frutas vermelhas), couve, couve-flor, brócolis, alho, cebola, limão, mostarda, pimenta preta e vermelha, gengibre, cebola, chá verde e ginseng. Alguns são termogênicos, que contribuem para queimar gordura.
Além deles, há alternativas como berinjela, nozes, açafrão-da-terra (cúrcuma) e ervas como sálvia, coentro, manjericão, alecrim e orégano.