O brasileiro Thomaz Bellucci já alcançou a 21ª colocação do ranking mundial e acumula dois títulos de primeira linha com apenas 23 anos, mas segue em busca de sua primeira vitória contra um top 10. Na estréia do ATP 500 de Acapulco, diante do espanhol Fernando Verdasco, nesta terça-feira, ele tenta o feito pela décima vez.
Desde a temporada de 2008, o tenista brasileiro disputou nove partidas contra um dos dez primeiros colocados do ranking mundial. O máximo que conseguiu diante de adversários deste nível foi ganhar um set no tie-break do francês Gael Monfils, então 10º da lista, nas oitavas de final do ATP 500 de Acapulco-2009.
Em 2010, Bellucci penou contra os top 10 no Grand Slam. No Aberto da Austrália, ele caiu diante do norte-americano Andy Roddick, então sétimo do mundo. Em Roland Garros, o algoz foi o espanhol Rafael Nadal, na época vice-líder da lista. Em Wimbledon, o sueco Robin Soderling, sexto do ranking, despachou o brasileiro.O retrospecto de Bellucci no confronto direto com Fernando Verdasco não é nada animador, já que o espanhol levou a melhor nos dois duelos. Na segunda rodada do Masters 1000 de Indian Wells-2009, ganhou por 7/5 e 6/1. Na mesma fase do Masters do Canadá-2008, o triunfo foi por 1/6, 6/3 e 6/2.
Das nove partidas contra adversários do top 10, Bellucci disputou apenas quatro no saibro, sua superfície predileta. O confronto desta terça-feira será na terra batida, mas o espanhol, atual nono colocado do ranking mundial, também tem um bom rendimento no piso, palco de três de seus cinco títulos.
O adversário mais bem classificado vencido por Thomaz Bellucci ao longo de sua carreira é o chileno Fernando González. Quinto colocado ranking em 2007, ele era o 11º da lista quando foi eliminado pelo brasileiro nas semifinais do ATP 250 de Santiago-2010.
Em 2011, o jovem disputa sua primeira temporada sob o comando de Larri Passos, ex-técnico de Gustavo Kuerten. Tricampeão de Roland Garros, o catarinense se acostumou a vencer tops durante a carreira e chegou a liderar o ranking mundial no final do ano 2000.
Com Larri Passos, Bellucci já disputou quatro torneios da ATP e o máximo que conseguiu foi chegar até as quartas de final. Em todas as ocasiões, curiosamente, o tenista caiu diante de adversários em pior posição no ranking. Na segunda rodada do Aberto da Austrália, o tcheco Jan Hernych, 241º da lista, venceu o brasileiro.
Verdasco, por sua vez, já conseguiu disputar uma final nesta temporada, no ATP 250 de San José, mas perdeu de forma improvável diante do canadense Milos Raonic, então 84º colocado do ranking mundial. Com apenas 20 anos, o jovem ganhou o primeiro título de sua carreira ao triunfar por 7/6 (8-6) e 7/6 (7-5).
Se vencer Verdasco, cabeça de chave número 2 do ATP-500 de Acapulco, Bellucci terá um compromisso, teoricamente, mais tranquilo na segunda rodada, já que enfrentaria o vencedor do duelo entre o convidado local Manuel Sanchez, 547º do mundo, e o espanhol Pere Riba, 69º da lista.