Depois de sofrer para passar da fase oitavas de final do Masters de Indian Wells, Rafael Nadal voltou a ter muitas dificuldades nas quartas quando enfrentou o gigante croata Ivo Karlovic. Famoso pelos saques fortes, o tenista do leste europeu aplicou 23 aces durante o jogo, mas mesmo assim foi derrotado pelo espanhol por 2 sets a 1, em parciais de 5/7, 6/1 e 7/6 (7), e avançou à semifinal.
Nadal, que busca o terceiro título em Indian Wells, quase ficou pelo caminho ao iniciar mal o primeiro set, quando segurou o empate durante quase toda a parcial, mas falhou ao ter o saque quebrado e sofrer 7/5.
No segundo set, Karlovic fraquejou e o espanhol aproveitou para impor o seu jogo, confirmando todos os games até 5/0, quando o croata apenas evitou perder a parcial de zero. Em seguida, Nadal confirmou seu novo saque e fez 6/1, confirmando o bom momento para a ida ao terceiro set.
No entanto, Karlovic respirou e voltou a impor dificuldades ao melhor tenista do ranking da ATP. Os dois confirmaram todos os serviços até levarem o jogo ao tie-break, quando Karlovic começou mal, se recuperou e chegou a fazer 6-6, mas Rafa demonstrou força no momento decisivo e fez 9-7, confirmando a vitória.
Na semifinal, Nadal irá enfrentar o argentino Juan Martin Del Potro, que passou à semi sem nem mesmo entrar em quadra para enfrentar o espanhol Tommy Robredo, que alegou lesão e não chegou a iniciar o confronto. Na história das partidas entre os dois, o espanhol tem quatro vitórias em sete partidas – os três últimos confrontos, vencidos pelo tenista sul-americano.