Atrasado por conta do torneio de Montreal, finalizado apenas nesta segunda-feira em virtude das fortes chuvas no Canadá, o ranking feminino foi atualizado excepcionalmente nesta terça. Nele, o principal destaque foi o forte retorno da belga Kim Clijsters, que atingiu o Top 3, desbancando a sérvia Jelena Jankovic. Sem atuar por lesão já há algumas semanas, Serena Williams já começou a perder pontos.
A número 1 do mundo está apenas assistindo as adversárias pela TV desde que realizou uma cirurgia no pé em julho, e não deverá se recuperar a tempo de disputar o Aberto dos Estados Unidos, último torneio Grand Slam do ano, o qual já desistiu oficialmente. As seguidas ausências fizeram Serena voltar à casa dos 7 mil pontos, e agora a norte-americana vê a aproximação da dinamarquesa Caroline Wozniacki, campeã no Canadá.
Logo abaixo na tabela vem a recuperada Kim Clijsters. A belga já havia vencido o torneio de Cincinnati há uma semana, e ganhou mais pontos ao atingir as quartas de final em Montreal. Ela ultrapassou Jelena Jankovic, que caiu logo na estreia (no caso, na segunda fase) e com isso perdeu pontos suficientes para descer duas posições, sendo também ultrapassada pela norte-americana Venus Williams, que nem mesmo entrou em quadra.
A russa Vera Zvonareva subiu três posições e agora é a oitava colocada após chegar à final no Canadá, perdendo para Wozniacki. A subida teve um preço alto para a compatriota Elena Dementieva, antes no oitavo posto, que perdeu cinco posições. Outra atleta da Rússia teve um mau momento na semana. A musa Maria Sharapova perdeu quatro posições e agora é a 16ª na tabela.