A atualização do ranking mundial nesta segunda-feira trouxe agradáveis surpresas para o tênis masculino brasileiro: pela primeira vez em oito anos, três brasileiros encerram a temporada entre os cem primeiros colocados da lista montada pela Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).
O feito só foi obtido na última hora: por ter chegado às quartas de final do Challenger de Guayaquil, Marcos Daniel ganhou quatro posições esta semana e assumiu a 97ª posição. É a melhor posição do gaúcho desde maio.
À frente dele, está Ricardo Mello, que ganhou duas posições e está na 75ª colocação, e Thomaz Bellucci, que chega ao fim de sua quinta temporada como profissional em 31º lugar. Em 2002, quatro representantes do Brasil terminaram o ano no top 100: Gustavo Kuerten, André Sá, Fernando Meligeni e Flavio Saretta.
Soderling
Na parte de cima da lista, destaque para a confirmação de Robin Soderling como o novo dono da quarta posição, ultrapassando Andy Murray. De acordo com os resultados do ATP Finals, em Londres, o sueco pode chegar ao terceiro lugar ou voltar para a quinta posição.
A liderança segue com Rafael Nadal, absolutamente isolado com 11.450 pontos. A segunda posição é do suíço Roger Federer, com 7654, seguido por Novak Djokovic, que possui 5.635.
O vice-campeonato no Gael Monfils no Masters 1000 de Paris rendeu duas posições ao francês, que agora é o 12º colocado.