O ATP 500 de Pequim começou com a eliminação de dois cabeças de chave: Tomas Berdych e Fernando Verdasco. Quinto favorito, o tcheco tomou a virada do alemão Michael Berrer, perdendo por 4/6, 7/5 e 6/4. Já o espanhol parou frente ao também germânico Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 0, parciais 6/2 e 7/5.
Mesmo com um bom desempenho no saque, 10 aces e 77% de pontos conquistados com primeiro serviço, Berdych não foi decisivo nas devoluções, desperdiçando cinco das nove oportunidades de quebra que teve. Já Berrer aproveitou cinco dos sete break-points que teve e se garantiu na segunda fase do torneio, quando enfrentará o francês Gilles Simon, algoz do norte-americano Sam Querrey por 2 sets a 1 (6/3, 3/6 e 6/2).
Sexto cabeça de chave em Pequim, Verdasco não jogou o seu melhor tênis e não foi um adversário a altura de Kohlschreiber nesta segunda-feira. Em uma hora e 15 minutos de partida, o alemão aproveitou as quatro oportunidades de quebra que teve e cedeu apenas um game de seu serviço ao espanhol.
Vale ressaltar que esta é a segunda derrota seguida de Verdasco, que vem de resultado negativo também em Bangcoc, quando foi eliminado nas oitavas de final. Na próxima fase, o germânico medirá forças com o grandalhão John Isner.
Número 22 do mundo e wild card em Pequim, Isner eliminou o também convidado Tsung-Hua Yang, de Taiwan. Em uma hora e 27 minutos, o norte-americano anotou 7/6 (7-5) e 6/3. Mardy Fish também estreou com vitória e passou em sets diretos pelo sérvio Janko Tipsarevic, parciais 6/2 e 7/6 (7-5).