O brasileiro Thomaz Bellucci perdeu a chance de alcançar a primeira semifinal do ano ao cair nesta madrugada ante Santiago Giraldo. Em partida válida pelas quartas-de-final do ATP 250 de Auckland, o tenista paulista foi eliminado pelo colombiano por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4.
Jogador que jamais atingiu uma final de um torneio ATP, o sul-americano de 23 anos contou com um bom aproveitamento nos pontos do primeiro saque, 70%, para triunfar. Ele ainda foi eficiente nos momentos chave da partida, convertando quatro dos seis break point que obteve, enquanto Bellucci conseguiu quebrá-lo em apenas uma oportunidade.
Na semifinal, Giraldo, número 64 do mundo, terá pela frente o cabeça-de-chave número um David Ferrer, que precisou de três sets para despachar o alemão Philipp Kohlschreiber: 6/3, 6/7 (4-7) e 6/3 em duas horas e quarenta e três minutos de embate.
A outra semifinal será entre o argentino David Nalbandian e o espanhol Nicolas Almagro: enquanto o primeiro derrubou John Isner por 6/4 e 7/6 (7-3), o europeu passou pelo quali Adrian Mannarino, da França, por 7/6 (7-3), 6/7 (1-7) e 6/2.
Auckaland foi o primeiro torneio de Thomaz Bellucci sob o comando do ex-técnico de Gustavo Kuerten, Larri Passos – no fim do ano passado, ele chegou a jogar uma exibição no Uruguai, mas a disputa não valia pontos para o circuito profissional.
Agora, o melhor tenista brasileiro da atualidade vai concentrar suas forças para tentar fazer uma boa campanha no Aberto da Austrália, Grand Slam no qual ele nunca foi além da segunda rodada.