O brasileiro Thomaz Bellucci falhou na tentativa de defender seus pontos no ATP 250 de Santiago, no Chile. Nesta sexta-feira, o tenista, atual campeão do saibro chileno começou bem, porém tomou uma virada e foi eliminado pelo italiano Fabio Fognini nas quartas de final da competição. A partida terminou em 2 sets a 1, parciais de 1/6, 6/2, 7/6 (7-0).
Com o resultado, Bellucci manteve apenas 45 dos 250 pontos possíveis e deve perder algumas colocações no ranking mundial. Antes da competição chilena, o verde-amarelo – que chegou a ser o 21º melhor do mundo no ano passado – ocupava a 31ª colocação.
Com a obrigação de vencer, Bellucci começou arrasador. Forte nos saques e agressivo na devolução, o brasileirou somou, logo de cara, quatro quebras e fechou o primeiro set em 6/1.
Na segunda parcial, foi o italiano, número 56 do ranking mundial, que impôs um ritmo impetuoso, encurralou o verde-amarelo e, com um convincente 6/2, levou o duelo para o tie break.
Se na rodada passada o pupilo de Larri Passos conseguiu juntar os casos e se reabilitou depois de tomar um 6/1 do português Rui Machado, ante Fognini a história não se repetiu.
Embalado, o italiano foi consistente, aproveitou o mau momento do brasileiro e abriu quatro games de vantagem (4/0). Apesar da heróica reação do brasileiro – que ainda levou para o tie break -, a derrota e o adeus não foram evitados.
O adversário de Fognini na semifinal sairá do confronto entre o pré-classificado número seis Tommy Robredo e o argentino Maximo Gonzalez.