Andy Roddick começou sua temporada 2011 com o pé direito. O norte-americano, atual campeão do ATP 250 de Brisbane, superou o convidado local Marinko Matosevic em sets diretos, parciais 6/3 e 6/2, em uma hora e 12 minutos de partida.
Cabeça de chave número dois do torneio, Roddick teve 62% de aproveitamento com o primeiro saque, sua principal arma. O número oito do mundo teve seu serviço quebrado apenas uma vez em quatro chances, e conquistou quatro dos seis break-points que teve a seu favor.
Garantido na segunda rodada, Roddick terá pela frente o ucraniano Alexander Dolgopolov, que superou o russo Igor Andreev por 2 sets a 0, parciais 6/4 e 6/2, em pouco mais de uma hora. Este será o primeiro embate entre o norte-americano e o 48º do ranking no circuito.
A segunda-feira ainda teve a estreia de outro favorito em Brisbane. Em 54 minutos de partida, o alemão Florian Mayer venceu o australiano Bernard Tomic por duplo 6/2. Na próxima fase, o cabeça de chave sete medirá forças com o vencedor do embate entre Arnaud Clement e um tenista vindo do quali.