Um dos momentos mais esperados do Congresso da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL) é o anúncio dos novos restaurantes associados. Este ano a 18a edição do evento acontece em Brasília e mais uma vez serão apresentados os restaurantes candidatos de diferentes regiões do país. A Boa Lembrança tem um número limitado de cem participantes e caso o plantel esteja cheio, um novo restaurante só poderá entrar caso outro saia. Para este XVIII Congresso estão abertas algumas vagas para novos Associados. O anúncio dos candidatos aceitos será realizado logo após a Reunião Plenária, última atividade antes do Jantar Beneficente que encerra o evento.
Após passar por uma seleção inicial da diretoria regional, o interessado em fazer parte da Associação deve percorrer algumas etapas fundamentais. A primeira consiste na análise técnica, onde o restaurante deve ter no mínimo três anos de atuação formal no setor, estar de acordo com as normas de higiene e manipulação de alimentos e possuir todas as certidões negativas quitadas. Além disso, é importante que o chef ou proprietário esteja presente na rotina do estabelecimento promovendo a harmonia entre a proposta oferecida pelo restaurante com o modo do atendimento, serviço e ambientação. Reconhecimento de formadores de opinião e especialistas em gastronomia, títulos e prêmios também são importantes. Para completar a análise, a Associação considera as características colaborativas, prestativas, iniciativa de fazer parte da entidade e suas atividades e ter boa rede de relacionamentos.
No último Congresso, que aconteceu em Vitória (ES) no ano passado, dez novos membros foram escolhidos mediante votação, foram eles: Domani (Santarém – PA), Banzeiro (Manaus-AM), Nez (Recife – PE), Ostradamus (Florianópolis ? SC), Cantina do Délio (Curitiba – PR), Quintana Café (Curitiba – PR), Aroeira (Piraí – RJ), Hermengarda (Belo Horizonte ? MG), Dom Francisco (Brasília – DF) e Villa Tevere (Brasília – DF).
O restaurante que se torna associado insere no cardápio um prato baseado nas características da sua cozinha. Ao final da refeição, o cliente pode levar para casa o desenho da receita pintado à mão em uma peça de cerâmica exclusiva. O prato da Boa Lembrança tem sua importância ao cumprir uma missão: por meio de sua representação figurativa deixar na memória do consumidor uma experiência gastronômica única. Com desenho original, o objeto se tornou disputado entre os colecionadores.