Com 27 anos, Marcelo Melo está perto de alcançar um feito histórico no tênis brasileiro. Dono de nove títulos de duplas no circuito da ATP, ele já superou o astro Gustavo Kuerten e se aproxima dos veteranos Cássio Motta e Carlos Kirmayr, que conquistaram 10 campeonatos na modalidade.
Os veteranos viveram o auge na década de 1980. Em 1983, Motta alcançou o quarto lugar do ranking mundial e Kirmayr chegou ao sexto posto. Ambos conquistaram quatro títulos juntos e conseguiram participar da antiga Masters Cup. Quando ganharam suas últimas taças, já tinham mais de 30 anos.
Aos 27 anos, o duplista Marcelo Melo está a apenas um título dos veteranos Cássio Motta e Carlos Kirmayr
Tricampeão de Roland Garros e ex-número 1 do mundo, Gustavo Kuerten era especialista em simples, mas também levantou troféus nas chaves de duplas dos torneios. No total, o tenista de Santa Catarina conquistou oito títulos entre as temporadas de 1996 e 2001. Em função de problemas físicos nos últimos anos da carreira, diminuiu a quantidade de jogos.
Dono de nove troféus e oito vice-campeonatos, Marcelo Melo ganhou pelo menos um título em todas as temporadas a partir de 2007. Com boas chances de alcançar os antecessores, ele demonstra respeito. “Esses jogadores são incomparáveis com qualquer outro brasileiro, especialmente o Guga”, afirmou.
Parceiro de Bruno Soares, ele trata o assunto com cautela. “Não tem como saber (se vai igualar Motta e Kirmayr). O tênis é um esporte imprevisível por ser muito difícil. Temos que matar um leão por dia, jogando bem para ganhar os jogos. Se eu conseguir, será bem legal, mas tenho outras metas mais importantes para alcançar”, declarou.
Na temporada de estreia no circuito, Melo e Soares conquistaram o ATP 250 de Nice e perderam as finais de Metz, Gstaad e Auckland. Entrosados, ambos começaram 2011 em alta com os títulos consecutivos em Santiago e na Costa do Sauípe, além do vice no ATP 500 Acapulco.
Atualmente, os brasileiros ocupam a quinta colocação do ranking mundial de duplas. A meta do dueto é conquistar uma vaga no ATP Finals, evento que reúne as oito melhores parcerias da temporada, algo logrado pelos brasileiros Cássio Motta e Carlos Kirmayr na década de 1980.