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Gastronomia

Ao Quadrado – Delícias de Brasília Celebra o Dia Mundial do Café

Os quadradinhos de tapioca que conquistaram o Brasil se uniu ao café Export para uma cominação especial

Redação Jornal de Brasília

14/04/2021 11h22

Ao Quadrado – Delícias de Brasília Celebra o Dia Mundial do Café

A Ao Quadrado – Delícias de Brasília está celebrando o Dia Mundial do Café, comemorado nesta quarta-feira, dia 14 de abril. E para marcar a data a empresa de quadradinhos de tapioca de Brasília se uniu ao Café Export, também uma marca do Distrito Federal, para uma ação alusiva à data e confirmar a versatilidade do produto, que combina com várias bebidas.

A Ao Quadrado está celebrando também a ampliação de vendas para Uberaba, Manaus e Ribeirão Preto, somando agora 300 em todo o país.

Sobre a Ao Quadrado

Uma expressão que remete ao Distrito Federal – geograficamente tem a forma geométrica no mapa do Brasil – inspira uma das marcas gastronômica de maior sucesso de Brasília. Em menos de dois anos, os quadradinhos de tapioca da “Ao Quadrado” saltaram da cozinha do apartamento em um condomínio residencial da empresária Luciana Albuquerque para o Brasil. São mais de 300 pontos de vendas no Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná (70 pontos), São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.

A marca vai completar dois anos em junho de 2021 e surgiu por acaso. Formada em administração de empresas, Luciana decidiu cursar técnica de cozinha no Senac no DF. O intuito era conhecer o funcionamento de uma das etapas importantes de um restaurante: a cozinha. A ideia era tornar-se uma administradora de restaurantes, uma consultora financeira na área gastronômica. Após replicar em casa a receita de um dadinho de tapioca apresentada por um amigo, Luciana instintivamente alterou seus ingredientes e o modo de preparo. A receita aperfeiçoada fez tanto sucesso que Luciana começou a produzi-los em junho de 2019 na cozinha da sua casa. Além de amigos, os vendia para os vizinhos do condomínio onde morava. Eram 4 mil moradores e a produção atingia 250 pacotes/mês.

Isso animou a empresária, que decidiu profissionalizar a produção. Nascia, assim, a Ao Quadrado – Delícias de Brasília. “Percebi que poderia expandir as nossas vendas. Foi nesse momento que decidi transformar o trabalho informal em uma empresa.”, conta Luciana. Ela, então, optou por se instalar em uma sala de 15 metros² no Sudoeste, que logo ficou pequena. Em menos de seis meses mudou para uma de 30m² no mesmo bairro. Seis meses depois, um novo salto: um espaço de 300 m² no polo industrial do Guará e o feito de quadruplicar as vendas na pandemia.

“2020 foi um ano de erros e acertos. Considero um período de aprendizado. Tivemos que aprender a logística para a inserção de nosso produto nos supermercados e para ajustar os nossos fornecedores de matéria-prima. Optamos por trabalhar com os melhores produtos para que a nossa marca tenha a qualidade esperada pelos nossos clientes. “, afirma Luciana Albuquerque, que conta com o suporte familiar na empresa.

Outro desafio, de acordo com a empresária, “foi manter os nossos preços mesmo com o aumento de cerca de 40% dos insumos. Nossa estratégia foi não repassar esse aumento para ganhar cada vez mais força no mercado.”, completa Luciana.

A fabricação dos quadradinhos de tapioca consome mensalmente mais de 1,5 tonelada de queijo coalho, 1,4 tonelada de tapioca granulada, 3.300 litros de leite desnatado e 300 kg de carne-seca. Esse último ingrediente compõe o novo sabor da marca, com lançamento este mês, depois de ser testado por quase um ano e meio. Do preparo da massa à finalização do produto, a produção é quase artesanal.

Com o novo sabor, a Ao Quadrado – Delícias de Brasília, quer ampliar o consumo do seu produto para mais cidades do Nordeste, São Paulo (a meta é chegar em breve na capital do estado), Minas Geraos (Belo Horizonte é o objetivo) e Rio de Janeiro. Sempre em sistema B to B, venda direta para os supermercados.

“Nossa meta para 2021 é de crescimento ainda maior que o registrado no ano passado. Queremos quadruplicar o faturamento até o final do ano e fazer com que consumidores descubram a crocância dos nossos produtos. Levar os sabores de Brasília para todo o Brasil.”, completa Luciana Albuquerque.

@aoquadradobrasilia

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