No próximo dia de 30 de janeiro, o título juvenil conquistado por Tiago Fernandes no Aberto da Austrália completa um ano. Um dia antes, ele comemora o 18º aniversário. Na véspera de alcançar a maioridade, o alagoano treinado pelo técnico Larri Passos se diz ansioso para tirar sua carteira de motorista e avisa que está pronto para suportar as dificuldades na transição definitiva para os torneios profissionais.
“O começo é muito difícil. Serão jogos duros, em que vou ter que aprender, vou ter que levar porrada”, disse Fernandes. Em 2010, ele disputou os torneios classificatórios para os ATP 250 da Costa do Sauípe, quando Larri recusou o convite para jogar a chave principal após o título na Austrália, de Houston e de s-Hertogenbosch, mas não conseguiu vencer. Em nível challenger, os melhores resultados foram as oitavas de final de Pequim e São Paulo.
Através de um convite da organização do Aberto da Austrália, Tiago Fernandes participará do qualifying para a chave principal de um Grand Slam pela primeira vez na carreira. Com status de detentor do título juvenil do evento, o brasileiro evita criar grandes expectativas e deixa claro que sua prioridade é “aprender ao máximo” em Melbourne.