Faltando poucos dias para o Carnaval, ainda há tempo para preparar o corpo para a maratona de folia. Segundo a Dra. Andrea Dario Frias, PhD em Nutrição pela USP e coordenadora do Centro de Pesquisas da Sanavita, para curtir os dias de carnaval com muita energia e saúde, é fundamental cuidar da alimentação antes, durante e depois da folia.
“Para a maioria dos foliões, que muitas vezes são pessoas sedentárias, os cuidados devem ser redobrados, pois a combinação folia, suor excessivo, alimentação inadequada e poucas horas de sono pode resultar em prejuízos para a saúde”, afirma a especialista.
As dicas da Dra. Andrea começam antes mesmo da folia, aconselhando os foliões a seguir uma alimentação saudável e fracionada, dividida entre quatro e cinco refeições ao dia, baseada em frutas, legumes, grãos integrais, carnes magras e laticínios desnatados. Combinar exercícios aeróbicos como caminhadas ao ar livre, esteira, bicicleta, natação etc também ajudará na queima de calorias e facilitará o êxito para chegar ao dia da festa com pique e boa forma.
Para quem precisa perder medidas ou aquela barriguinha indesejável, a Dra. Andrea sugere reforçar a dieta com alimentos que ajudam acelerar a queima de calorias (termogênicos) e que inibem a fome. “Substitua o refrigerante, sucos açucarados e bebidas alcoólicas pelo chá verde e chá de hibiscus, por exemplo. Consuma alimentos ricos em fibras, contendo linhaça, chia, aveia etc, que promovem saciedade prolongada e evitam que você fique beliscando o tempo todo”, explica Andrea.
Os alimentos substitutos de refeição também são citados pela especialista. “São fortes aliados para o período, já que são ricos em nutrientes que garantem saciedade e emagrecimento rápido. No entanto, é importante fazer a escolha correta, pois nem todo substituto de refeição disponível no mercado atende as normas da ANVISA”, comenta.
De acordo com Andrea, substitutos de refeição na forma de shakes, que combinam proteínas nobres, vitaminas, minerais e várias fontes de fibras, são os que dão melhores resultados. “A novidade do nosso Centro de Pesquisas para este verão, são as formulações que combinam chia, linhaça e várias outras fontes de fibras como pectina, goma guar etc, que aceleram ainda mais os resultados”, informa.
Durante e depois da folia
Durante o calor do carnaval a principal dica da especialista é consumir muito líquido. Água, chás gelados, suco de frutas, água de coco são os ideais. No entanto, se você não abre mão de uma cerveja ou outra bebida alcoólica, a Dra. Andrea dá um alerta para quem faz o consumo com o estômago vazio: “O álcool em grande quantidade pode provocar a hipoglicemia, falta de açúcar no sangue, causando tontura, mal estar, queda de pressão arterial, desmaios e até lesões cerebrais. Para evitar a ressaca no dia seguinte, alterne os drinks com água, nunca fique em jejum e reforce ainda mais o consumo de frutas, legumes e saladas”, diz.
Como lembrete final, a Dra. Andrea recomenda: “Se a pessoa exagerou e ficou na maior das ressacas, a dica para o dia seguinte é fazer uma refeição leve e consumir sucos detoxificantes, à base de frutas e hortaliças. Além de hidratar, esses sucos reabastecem o corpo com nutrientes saudáveis e estimulam o fígado a excretar as substâncias indesejáveis”, afirma.