Para uma macarronada perfeita é necessário saber combinar o corte com o tipo de molho. Esta dúvida é recorrente na cozinha. A Adria, uma das principais marcas de massas e biscoitos, dá dicas de como ter sucesso nas refeições com sugestões de molhos para massas longas, curtas, pequenas e tubulares. Vale ressaltar que o tempo de cozimento faz toda a diferença, pois a massa deve estar al dente, macia, porém resistente à mordida, o que deixará o prato ainda mais gostoso.
Além do tipo de massa, escolher o molho correto é muito importante para manter uma dieta equilibrada, como explica a nutricionista Tereza Cibella, da Equilibrium, consultoria de nutrição da Adria. Na verdade não é a massa que engorda e sim a quantidade consumida e principalmente os acompanhamentos e molhos.
Segundo a especialista, também é importante incluir saladas, legumes cozidos, verduras refogadas e carnes magras na refeição. A combinação deixa o prato nutritivo e balanceado, pois fica rico em carboidratos, proteínas e com um índice glicêmico menor quando comparado a uma refeição exclusivamente composta por massa. “Esta mistura tão saborosa proporciona maior saciedade e faz com que a taxa de açúcar do sangue permaneça mais estável. Outro ponto favorável é que o metabolismo irá gastar mais energia durante o processo digestivo facilitando o controle do peso”, explica Tereza.