Menu
Estilo de Vida

Enem 2021: soluções digitais oferecem materiais para auxiliar estudantes

Conteúdos permitem acesso às informações sobre temas atuais, cada vez mais cobrados no vestibular

Redação Jornal de Brasília

22/09/2021 16h58

Enem 2021: soluções digitais oferecem materiais para auxiliar estudantes

A organização deve ser uma aliada dos estudantes durante os meses que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Independentemente da graduação que o candidato pretenda cursar, dividir bem o tempo para exercitar os conteúdos necessários é fundamental para atingir uma boa pontuação e, assim, alcançar o objetivo da tão sonhada vaga na universidade, seja ela pública ou privada. Atenta a esse importante passo na vida dos estudantes, a Árvore, uma das maiores edtechs para educação básica no Brasil que oferece soluções de leitura digital, em parceria com o Nexo Jornal reuniu na plataforma Atualidades indicações de leituras de matérias jornalísticas com proposta pedagógica, além de atividades gamificadas e exclusivas para auxiliar os alunos na preparação do principal vestibular do país.

A redação é um dos assuntos mais importantes do Enem e atingir uma boa pontuação é indispensável para que o candidato possa concorrer a uma vaga no Ensino Superior. Na edição de 2020, cerca de 87 mil candidatos zeraram a prova dessa disciplina. Das mais de duas milhões de redações redigidas, somente 28 alcançaram a nota máxima. Está aí um dos motivos para que o assunto tenha atenção especial. Ler jornais e revistas confiáveis, preparar um repertório argumentativo convincente e treinar a escrita são apenas algumas das dicas para os estudantes que pretendem obter um bom resultado. Na avaliação de Euclides Alves, professor de língua portuguesa, redação e produção textual, esses pontos são diferenciais na formação dos alunos. De acordo com o educador, quando o conteúdo é aplicado de maneira que eles consigam visualizar onde podem utilizar o assunto abordado, a tendência é obter resultados melhores em relação aos candidatos que não dispõem do mesmo acesso, além de mantê-los atualizados com argumentos formativos.

A parceria da Árvore com o Nexo Jornal tem como objetivo aumentar o repertório dos estudantes sobre “atualidades” a partir de conteúdos explicativos, redigidos de forma clara e objetiva. Apoiados pelo uso de dados e com formatos inovadores, os materiais são uma fonte privilegiada de acesso às informações sobre temas atuais, que são cada vez mais cobrados nos vestibulares.

Auxílio durante a preparação

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a edição de 2021, o exame recebeu 3,1 milhões de inscrições, e mesmo com incertezas acerca das datas para realização, a princípio marcadas para os dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão impressa quanto a digital, o ideal é que os candidatos sigam o seu cronograma de preparação normalmente. Para ajudar os alunos, a equipe pedagógica da Árvore desenvolveu um guia de elaboração de itens, que também funciona como a base da produção dos conteudistas. Ele é inspirado no guia de elaboração do próprio Inep e disponibiliza conteúdo dos mais variados assuntos. “Nossos textos e atividades têm como objetivo trabalhar conceitos de todas as áreas do conhecimento a partir de temas que dialoguem com o cotidiano dos alunos. Mesmo quando refletimos sobre relações como romantismo e escravidão, por exemplo, dois temas muito importantes na prova de humanas do exame, fazemos a partir de uma análise mais atual”, explica André Luiz Sampaio, analista de conteúdo pedagógico na Árvore.

Aluna do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública, Roberta Cristina Zucchi, de 18 anos, recorre aos conteúdos disponíveis na plataforma e conta que o material oferecido amplia seus conhecimentos gerais. “Lá encontro diversos materiais jornalísticos e livros de temas variados, o que me auxilia bastante. A disponibilidade de livros de autores brasileiros nos aproxima de assuntos relacionados ao nosso país e acredito que esse seja um ponto importante para ampliar meus conhecimentos”, conta a estudante que pretende cursar História.

Sobre a Árvore

A Árvore é uma edtech com soluções de leitura digital para escolas públicas e privadas, que tem o objetivo de potencializar a educação e formar cada vez mais leitores no Brasil. Conta com mais de 30 mil títulos e conteúdos de atualidades, sendo uma das maiores edtechs para educação básica do Brasil. A contratação das soluções é feita através de assinaturas por meio da escola ou da instituição, conforme o número de usuários que utilizarão o serviço. Os selos Árvore Livros e Árvore Atualidades utilizam a gamificação para ampliar a frequência de leitura, unindo aprendizagem e jogos. Com um acervo diversificado e atraente, o ambiente virtual também oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, atividades, relatórios e trilhas de leitura alinhadas à BNCC.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado