Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Dicas das vizinhas

Dicas para montar um cantinho do café

Essa semana apresentamos a dica da vizinha Andreia do IG @benditoap

Cantinho do Café

Olá vizinhos! Tudo bem com vocês? Quem fala aqui é a Andréia, moradora do @benditoap, um perfil do Instagram, criado na época da reforma do nosso apartamento. O objetivo era ter e compartilhar inspirações que nos ajudasse a ter ideias para a obra. O tempo passou, a obra acabou, mas o perfil continuou. Com o fim de uma parte da reforma passei a compartilhar outros assuntos do meu interesse, como docas de decoração, mesa posta e outras coisas ligadas ao mundo das caseirices que eu amo!

Apesar do meu perfil ser voltado para dicas de casa, sou uma dona de casa que trabalha fora e por isso passo boa parte do dia fora de casa. Esse detalhe me faz dar cada vez mais importância para fazer do meu lar um lugar de aconchego e que me dê prazer de estar. Portanto acho muito bom ter em casa um cantinho que nos faça sentir bem e que nos estimule a desfrutar com mais qualidade os momentos. Tão bom chegar em casa e ter um lugar agradável pra ficar não é mesmo?

Aqui temos alguns lugares assim e um dos preferidos é o cantinho do café. Ele é um motivo para fazer uma pausa em algum momento do dia, tomar um cafezinho e relaxar.
E você, já pensou em ter um cantinho do café aí na sua casa? Se sim, se prepare para anotar, pois hoje vou te dar dicas de como montar um cantinho do café.

O primeiro passo é escolher o local onde ele ficará instalado. Aqui em casa o cantinho do café fica em um espaço no armário da cozinha. Mas ele pode ficar em um Buffet na sala de jantar, em uma bancada, em um carrinho multiuso, na varanda, ou até em uma mesinha lateral. Tudo vai depender do espaço que você tem e o que for mais prático para você.

Após a escolha do local vamos para os itens propriamente ditos, que compõem o cantinho do café. O primeiro item é a bandeja. Ela vai ter a função de delimitar o espaço e deixar o seu cantinho mais organizado. Ela pode ser de vidro, de madeira, espelhada e até de plástico, como é a minha. Você vai escolher a que mais combina com seu estilo e a partir daí ir acrescentando os outros acessórios.

No @benditoap temos duas cafeteiras. Uma porque gosto mais dos cafés expressos e filtrados que ela faz e outra, porque prefiro as bebidas, como chocolates e capuccinos. Mas se você não tem cafeteira isso não é um problema. Você pode muito bem usar a sua garrafa de café, com o bom e velho cafezinho coado. Não vá deixar de montar seu cantinho por falta de uma máquina!

Identificar o seu cantinho também é legal. Assim qualquer pessoa que chegar vai logo saber que ali vai ter um cafezinho. Aqui eu tenho um letreiro feito em mdf com a inscrição #cantinhodocafe, mas essa identificação pode ser feita com um quadrinho, uma plaquinha, uma flâmula ou também com um porta retrato. Basta imprimir uma imagem bonita que remeta ao café, na internet você encontra várias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um vaso com flores sejam elas, naturais ou permanentes, também vai trazer um charme a mais. Lembrado que nem todos os itens são obrigatórios, mas alguns vão trazer praticidade na hora de servir. Ter as xícaras ou canecas por perto já facilita. Da mesma forma, é bom separar um espaço para as colheres de café ou mexedores. O açucareiro também não pode ficar de fora, mesmo que você não costume tomar café com açúcar é bom ter, caso alguma visita queira. Sachês de adoçantes ou torrões de açúcar também são bem vindos.

É sempre bom ter um acompanhamento para o cafezinho não é mesmo? Para isso, um pote com biscoitinhos ou uma bomboniere com chocolates fazem bem esse papel.

Outros itens, também opcionais, vão depender do seu gosto, como potinhos para leite em pó, canela e achocolatados, contudo vão deixar seu cantinho super completo.

Se você tiver máquina de café, vai precisar de um porta cápsulas. Não precisa ser daqueles específicos, aqui as minhas cápsulas ficam em um pote de acrílico. Se não tiver cafeteira com cápsulas coloque um recipiente para armazenar o pó de café. Se você divide o amor pelo café com chá, já acrescente uma caixa para guardá-los também.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prontinho! Acho que consegui resumir bem sobre tudo que você vai precisar para montar um cantinho do café lindo aí na sua casa. Vá construindo aos poucos, descobrindo seu estilo, se inspirando em composições que goste






Você pode gostar