Conquistar mais seguidores nas redes sociais é um caminho longo e que requer uma série de estratégias para atrair e fidelizar o público-alvo.
Alcançar mais seguidores nas redes sociais é meta da maioria dos criadores de conteúdo. Não é à toa que muitos comemoram ao atingir um número expressivo.
De fato, um número significativo de seguidores ainda é decisivo para conseguir algumas parcerias.
Afinal, é subentendido que o conteúdo publicado alcançará um maior nível de pessoas. E, haverá maiores conexões estabelecidas.
É claro que, os seguidores precisam estar engajados e interagir com o conteúdo publicado para que o crescimento orgânico se mantenha.
A missão de quem quer alcançar mais seguidores nas redes sociais envolve elaborar estratégias criativas e inovadoras para expandir sua influência e alcance.
Para ter sucesso na jornada de conquistar e manter seguidores participativos e que interagem com seu conteúdo, consolidando a sua presença digital, confira estratégias valiosas que alcançam mais seguidores nas redes sociais.
O que fazer para ter mais seguidores nas redes sociais?
O público que usa as redes sociais está em busca de interação e conexão. Quanto mais esses seguidores estiverem familiarizados e participativos ao conteúdo, mais fiéis se tornam.
Ao atingir um número considerável de seguidores, uma marca garante maior reconhecimento e visibilidade aos seus produtos ou serviços.
Embora possa parecer apenas um número, quanto mais seguidores, maior a visibilidade e a credibilidade.
A grande maioria dos usuários associa os números de seguidores à autoridade que essa conta possui sobre determinado assunto.
Obviamente que, o engajamento é muito maior. Da mesma forma, esse perfil se torna mais atrativo para empresas que buscam parcerias, por causa da audiência. E claro, quanto mais pessoas assistem, maior o potencial de que um conteúdo viralize.
Por isso, algumas estratégias proporcionam crescimento orgânico para ter mais seguidores nas redes sociais.
Faça publicações frequentes
Conquistar mais seguidores nas redes sociais exige presença. Em tese, quanto mais postagens são feitas, mais o algoritmo entrega o conteúdo. Por isso, ficar muito tempo sem postar causa queda no engajamento.
No entanto, fazer publicações de qualquer jeito, sem considerar a qualidade, pode gerar o efeito contrário. Por isso, realize pesquisas para entender quais assuntos são relevantes ao seu público e condizem com o seu perfil.
Crie uma espécie de calendário de publicações, aproveitando as estações ou a sazonalidade. E também, as tendências do momento. Uma boa prática é encontrar os dias e horários em que sua audiência está online.
Com essa estratégia fica mais fácil programar e produzir as imagens para as publicações. Use e abuse de ferramentas de edição, como o CapCut Online que possui modelos específicos e destinados para cada rede social.
Imagem de CapCut Online
Para quem não conhece, o CapCut Online é uma ferramenta completa e gratuita. Dentro dela, você encontra diferentes recursos que facilitam a produção de conteúdo.
Por exemplo, pelo seu sistema, você pode tanto criar posts originais, fazendo edições de imagens e vídeos por conta própria, quanto usar os modelos prontos da galeria do CapCut Online.
Imagem de CapCut Online
Além disso, o programa tem uma série de funcionalidades que usam inteligência artificial para acelerar e garantir personalidade às publicações.
Nesse sentido, podemos citar a ferramenta de remoção de fundo de imagens e vídeos. Em outros softwares, esse processo precisaria ser feito manualmente. No CapCut Online, é só “subir” o arquivo e aguardar poucos segundos para ter um resultado incrível!
Imagem de CapCut Online
Foque em conteúdo de qualidade
Não há dúvida que, o fator predominante para que uma página tenha mais seguidores nas redes sociais é a qualidade do conteúdo publicado.
Para que o perfil cresça de maneira constante e orgânica, o conteúdo deve agregar valor ao público. Ou seja, invista em publicações que educam, informem ou entretenha os seguidores.
Definir sobre o que conversar com a sua audiência, requer entender as necessidades, hábitos, desejos e comportamentos dos seus seguidores.
Crie uma persona para compreender o seu público, ampliar a conexão e alcançar mais seguidores nas redes sociais.
Imagens e vídeos atrativos
Para ter mais seguidores, todas as publicações devem ser impactantes positivamente. Afinal, as redes sociais possuem um forte apelo visual.
Tente ângulos e cenários diferentes para se destacar no meio da multidão de páginas existentes. E claro, invista na qualidade dos registros e em boa iluminação.
Um feed harmonioso e organizado favorece maior identificação do público. Opte por um certo modelo de edição, como tons terrosos, preto e branco, ou outro tipo de filtro para que todas as publicações remetem à sua página.
E, caso um seguidor se depare com uma proposta parecida, inconscientemente lembra do seu perfil.
Dentro da orientação do seu negócio, conte com um bom editor de vídeo e fotos para que as publicações sejam atrativas.
Nesse sentido, vale lembrar que o CapCut Online é ideal para esse tipo de produção. Isso porque, além dos modelos e da possibilidade de criar itens originais, a plataforma traz vários recursos que facilitam a edição de vídeos.
Imagem de CapCut Online
Na verdade, o sistema do CapCut Online é super intuitivo. Assim, mesmo quem não tem experiência com edição de vídeo consegue fazer projetos atrativos!
Outra vantagem é que o CapCut Online possui um banco de elementos livres de direitos autorais. Esse “banco” inclui fotos, vídeos e músicas. Ou seja, é uma garantia que sua publicação não será penalizada!
Imagem de CapCut Online
Interaja com seus usuários
Redes sociais são sinônimo de conexão. Nunca deixe de responder ou dar atenção aos seus seguidores.
Quando se abre espaço para que as pessoas comentem, votem e interajam com seu conteúdo, é preciso ser responsivo.
Conteúdos interativos, são altamente recomendados para ter mais seguidores nas redes sociais e conhecer sua audiência. Além, é claro, de aumentar a visibilidade da publicação.
Enquetes, quizzes, caixinha de perguntas, entre outros, geram diálogo com os seguidores, estreitando e fortalecendo os laços e a comunicação.
Também crie ações que seu público pode realizar, como marcar amigos em premiações e sorteios. Quanto mais bem elaboradas forem as estratégias, maiores as chances de sucesso.
Varie suas postagens
Publicações recorrentes exigem criatividade. Por isso, aproveite todos os formatos, colagens e possibilidades para criar um feed fascinante.
Inclua fundo musical, filtros, gifs e demais itens gráficos para atrair a atenção das pessoas. Algo que está em alta, são os vídeos narrados. Muitas pessoas usam o mesmo template para criar seus próprios vídeos com o mesmo áudio.
Como textos longos não são recomendados, escreva o que deseja e use um conversor de texto em voz para criar vídeos narrativos.
Aqui vale a pena soltar a imaginação com estratégia e coerência. Mas, tenha ciência de que alguns posts serão mais curtidos que outros. E, essa variação é completamente normal.
A maioria das redes sociais ainda não possui ferramentas nativas para a inclusão de legendas. Nesse caso, vale acessar o CapCut Online e usar o recurso de transcrição.

Imagem de CapCut Online
Além de ter uma inteligência artificial que lê e transforma em voz comandos de textos, o CapCut Online também consegue reconhecer o que está sendo dito no vídeo, transformando automaticamente em legendas.
Ou seja, não tem desculpa para não caprichar nas suas publicações!
Adicione a localização
Uma boa técnica para ser encontrado por seguidores aleatórios é marcar a localização em todas as publicações.
Dessa forma, quando os usuários procurarem por aquela palavra-chave ou local, sua publicação estará entre os resultados. Quanto mais popular for o local, maiores são as chances de o post ganhar visibilidade.
Além da localização, se souber o endereço do perfil desse negócio, marque também. É muito comum que haja compartilhamento dos posts, fazendo com que os seguidores desse comércio ou negócio acessem e conheçam o seu conteúdo, potencializando as chances de aumentar seu número de seguidores.
Boas práticas para ganhar seguidores
Essas são algumas boas práticas que podem aumentar o número de seus seguidores. Contudo, ter mais seguidores nas redes sociais de forma orgânica não acontece do dia para a noite.
E, de nada adianta incluir vários perfis falsos apenas para aumentar o número de seguidores se suas publicações não tiverem interações.
Por isso, faça o planejamento do seu conteúdo e sempre acompanhe as métricas para avaliar a aceitação de suas postagens.
A análise permite entender as preferências para ajustar os conteúdos e melhorar os resultados.
A dica preciosa é: tenha calma. Muitas vezes o caminho para um perfil de muitos seguidores e presença online é longo.
No entanto, com foco, persistência e conteúdo de qualidade esse objetivo é totalmente possível. Aplique essas estratégias e alcance mais seguidores nas redes sociais.