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Estilo de Vida

Aumentar a imunidade: 8 dicas para cuidar da sua saúde

Jornal de Brasília

28/06/2022 6h41

Atualizada 14/07/2022 17h43

Com as temperaturas mais frias, a necessidade de buscar por ações para aumentar a imunidade se torna uma prioridade. Afinal, fortalecer o sistema imunológico é fundamental para evitar gripes e resfriados. Ao realizar mudanças simples de hábitos, é possível fortalecer a imunidade, melhorar a saúde e ainda evitar ficar doente. Alguns dos hábitos que ajudam neste processo é ter uma alimentação saudável e dormir bem. Quer saber mais? Continue a leitura!

Como aumentar a imunidade?

O sistema imunológico atua para defender o organismo de agentes externos, a fim de nos proteger contra infecções. Sendo assim, as células e os órgãos que compõem esse sistema, precisam estar com seus mecanismos em equilíbrio para trabalhar de forma eficiente. 

Para tanto, devemos ter hábitos saudáveis de vida saudáveis e realizar ações que auxiliam de forma benéfica na melhora da imunidade, promovendo a saúde. Para te ajudar, listamos abaixo as dicas valiosas para aumentar a imunidade. Confira:

Mulher feliz cozinhando comida saudável

Tenha uma alimentação saudável

Este ponto é fundamental para promover a saúde em geral, principalmente do sistema imunológico. Isso se deve pelo fato dos alimentos fornecerem nutrientes essenciais para manter um bom funcionamento das células e órgãos, no combate contra os agentes agressores.

A vitamina C é o nutriente mais difundido neste assunto, sendo essencial para aumentar a produção de células de defesa do organismo, entre outras funções. Então, é fundamental ingerir quantidades adequadas desta vitamina diariamente. Conheça mais sobre os benefícios da vitamina C e se surpreenda!

Os principais nutrientes são: vitaminas A, C e E, zinco, selênio, ômega 3 e probióticos. A laranja, limão, acerola e tangerina são alguns exemplos de fontes de vitamina C. Já a vitamina A é encontrada na cenoura, batata doce e manga. Você vai obter vitamina E de alimentos, como semente de girassol, amendoim e nozes. 

Já as principais fontes de ômega 3 são a sardinha, o salmão e a linhaça. Os de zinco são os grãos integrais, frango e peixe. As fontes de selênio são castanha do Pará, trigo e gema de ovo. E os probióticos são encontrados em iogurtes naturais e kefir, por exemplo.

Quanto mais variada, natural e equilibrada for as refeições, mais chances de absorver e fornecer diferentes nutrientes essenciais ao organismo, inclusive ao sistema imunológico.

Conheça mais sobre os suplementos alimentares

São indicados para as pessoas que precisam complementar a alimentação. Podem ser compostas por todas as vitaminas e minerais, conhecidos como multivitamínicos, ou possuir nutrientes isolados. São uma opção para as pessoas que por algum motivo, não conseguem ingerir os alimentos fontes de micronutrientes de forma adequada, ou possuem alguma deficiência nutricional.

Há muitas opções que são exclusivas para o fortalecimento da imunidade, apresentados em cápsulas, sachês ou líquidos. Sempre opte por comprar em loja de suplementos alimentares de confiança, de boa procedência e marcas reconhecidas no mercado. 

Tenha um acompanhamento de um nutricionista ou médico para orientações e prescrições individualizadas, pois a ingestão de nutrientes em excesso, pode causar toxicidade e doenças.

Pote de suplemento alimentar e comprimidos

Os medicamentos fitoterápicos são outra opção

Há muitas ervas medicinais que podem ser utilizadas para fortalecer a imunidade. Os medicamentos fitoterápicos aliados aos hábitos de vida saudáveis auxiliam neste processo de forma positiva, atuando na prevenção de doenças, e até mesmo na cura. 

Incluir os fitoterápicos para imunidade na rotina, com princípios ativos, seja isolados ou não, pode ajudar de várias formas nas estratégias terapêuticas com o objetivo de melhorar a defesa do organismo. Os exemplos de fitoterápicos são a cúrcuma longa e a pimenta negra. Siga todas as orientações da bula e procure orientação médica antes do uso de qualquer medicamento.

Tomar sol 

É importante tomar sol para obter vitamina D. É aconselhável tomar sol durante 15 a 30 minutos, dependendo da coloração da pele, evitando os horários entre as 10hs e 16hs pela alta incidência de radiação solar. Assim, você pode obter vitamina D o suficiente para atuar no fortalecimento do sistema imunológico e te ajudar neste objetivo.

Beba água em quantidade adequada

Esta já é uma dica bem comum, afinal se hidratar diariamente é fundamental para manter uma boa saúde, inclusive das células de defesa. Então, se programa-se para tomar 2 litros de água filtrada por dia, e não vale substituir por chás, sucos ou outros líquidos.

Pratique atividade física frequentemente

Entidades mundiais de saúde orientam sobre os benefícios de praticar atividades físicas regularmente. Afinal, tem o poder de reduzir estresse e melhorar a produção de anticorpos. Reserve 30 minutos diários para a prática de exercícios físicos que você goste e aproveite todas as suas vantagens.

Mulher praticando musculação em academia

Durma bem

Cuidar do sono, é outro ponto para se atentar. Então, evite ruídos durante a noite, como também refeições pesadas próximas do horário de dormir, celulares e dispositivos com luminância, e roupas apertadas. Tente relaxar e descansar bem durante a noite, e prefira dormir em média 8 horas por noite.

Evite bebidas alcoólicas e fumar cigarro

São substâncias que diminuem a imunidade e te deixam mais propensos a adquirir infecções. Não só prejudicam o sistema imunológico, como também, a saúde em geral. Evite, e se caso não conseguir cortar dos seus hábitos diários, tente diminuir o consumo ao máximo.

Essas são as dicas para aumentar a imunidade que separamos para você. Qualquer dúvida, procure um médico para orientações individualizadas. E não deixe de cuidar de sua saúde. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

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