Menu
Estilo de Vida

Apps anti-namoro seguem em alta. Já sabe como funcionam?

Jornal de Brasília

07/03/2024 0h01

Atualizada 11/03/2024 16h27

Foto de Andrea Piacquadio por Pexels

Muito se fala sobre relacionamentos efêmeros e como as redes sociais e os aplicativos de comunicação afastam as pessoas, mas será que isso é verdade? Os apps anti-namoro surgem na contramão da ideia.

Se você transita pela internet no cotidiano, com certeza já esbarrou em apps como o Tinder ou o Facebook Dating, mesmo que nunca os tenha utilizado. Eles servem a um propósito muito simples: auxiliar internautas a conhecerem outras pessoas para possíveis relacionamentos amorosos e sexuais. 

Embora tenham espaço cativo, os apps de namoro não são uma unanimidade, especialmente para quem deseja conhecer pessoas, mas apenas com intenções platônicas. Afinal de contas, existe uma forma de fazer amigos pela internet utilizando aplicativos para os smartphones? A resposta é “sim”!

Nesse texto nós vamos falar sobre o que são os app anti-namoro, porque eles têm se tornado tão prevalentes, quais são os seus benefícios, como os usuários podem garantir a segurança e quais são as principais opções do mercado. A ideia é auxiliar aqueles que nunca os utilizaram, mas tem interesse.

O que são os apps anti-namoro?

A definição do ExpressVPN sobre apps anti-namoro os delimita como aplicativos usados para auxiliar em relacionamentos, mas sem o foco em namoro. Embora trate-se de uma explicação bastante clara do que esses apps são, o nome “anti-namoro” faz parecer que eles existem em oposição aos namoros.

Na prática, esses apps vão desde redes para conhecer pessoas com fins platônicos até softwares para auxiliar em questões práticas do fim de um relacionamento. Deseja fazer amigos? Um app anti-namoro pode te auxiliar. Quer superar um término mais rápido? Um app ajuda a listar seus objetivos.

A ideia principal não é “vilanizar” apps de namoro como o Tinder e o Facebook Dating, mas proporcionar uma alternativa ou solução a problemas que possam surgir. Como tal, há pessoas que usam ambos, procurando extrair o que eles têm de melhor, de acordo com os objetivos e propostas. 

Por que os apps anti-namoro têm se tornado prevalentes?

Existem dois motivos principais pelos quais os app anti-namoro têm se tornado prevalentes, conforme exibe o relatório da ExpressVPN, e ambos perpassam a sua popularidade. Quanto mais conhecida essa categoria de aplicativos é, mais pessoas que podem se beneficiar deles passam a utilizá-los. A tendência, então, é que a expansão continue.

O primeiro motivo para a alta dos apps anti-namoro é a diminuição das oportunidades de fazer amigos em ambientes offline. A pandemia de Covid-19, por exemplo, modificou para sempre a maneira como interagimos, tornando as pessoas mais retraídas e menos dispostas a conhecer outros fora da internet.

Em segundo lugar, há a oportunidade de encontrar apoio prático em softwares dedicados. Ao terminar um relacionamento, pode ser emocionalmente desgastante separar os itens de cada um ou armazenar as memórias. Nesse sentido, há certa correlação entre frustrações românticas e a busca pelos apps.

Quais os benefícios dos apps anti-namoro?

Levando em conta o crescimento e a popularidade dos app anti-namoro, parece claro que eles trazem benefícios aos usuários, mas quais são estas vantagens? A primeira e mais óbvia é o apoio emocional, servindo como uma ferramenta “extra” durante um momento delicado que a maioria de nós já viveu.

A ampliação das oportunidades também se encaixa aqui, já que temos a chance de encontrar pessoas com interesses distintos e que, do contrário, jamais conheceríamos. O próprio app serve para “quebrar o gelo” e garantir que conversas fluam, auxiliando em possíveis amizades online e também offline.

Vale mencionar também o seu papel como alternativa aos apps de namoro, já que aqui não há a expectativa de que uma conversa necessariamente precisará resultar em uma conexão romântica. Isso diminui a pressão das partes envolvidas, já que todos que utilizam sabem o que estão buscando.

Como garantir sua segurança ao usar apps anti-namoro?

Assim como qualquer outra atividade online, os app anti-namoro podem trazer alguns desafios de segurança aos usuários. Isso não significa que eles são mais perigosos do que quaisquer outros, mas que quem os usa deve estar ciente de etiquetas sociais, como não fornecer dados pessoais online.

No caso daqueles voltados às conexões platônicas, deve-se sempre utilizar as mesmas regras de outros apps, como se encontrar em lugares públicos e movimentados e trocar mensagens e fotografias antes. Parques e shoppings são dois exemplos excelentes de espaços seguros para quem encontra um amigo.

Já para os apps que auxiliam após um término, basta que você esteja atento quanto à política de privacidade e não forneça dados além dos essenciais. A maioria das lojas dos aplicativos, como a da Apple e do Google, possuem regras rígidas e que costumam remover os aplicativos não confiáveis.

Quais são os principais apps anti-namoro?

Por fim, tudo o que nos resta é mencionar alguns dos principais apps anti-namoro disponíveis no mercado. O primeiro exemplo é o próprio Facebook Dating, já citado anteriormente como app de namoro, mas que possui uma aba distinta para usuários que buscam apenas amizades através da rede.

O ExpressVPN também lista outros apps interessantes, como Breakup Buddy, Never Liked It Anyway, No Contact Rule e Mend, para momentos pós-término; e Bumble BFF, Nextdoor, PawDate e Meetup, para quem está atrás de novas amizades. Cada app possui características únicas e distintas entre si.

A verdade é que os aplicativos podem cumprir um papel importante na aproximação de pessoas, algo impossível em tempos passados. O que determina se relacionamentos são efêmeros ou não são as pessoas. As tecnologias podem fornecer os veículos para a jornada, mas nós continuamos na direção.


    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado