Menu
Estilo de Vida

5 importantes dicas para cuidar de orquídeas

Jornal de Brasília

05/10/2021 10h41

Atualizada 14/10/2021 10h42

Populares por sua beleza e variedade de tipos – são mais de 50 mil, as orquídeas são uma espécie de flor delicada e que exige cuidados específicos para se manter saudáveis e lindas. Do plantio à rega, existem truques essenciais que vão permitir que a planta decore a casa por muito mais tempo, sem perder o charme e, é claro, dando sua tradicional florada anual.

A seguir, listamos cinco dicas de cuidados que vão garantir uma orquídea sempre bonita e com floradas regulares. Confira:

Escolha um vaso adequado

No caso do cultivo de orquídeas, os vasos não são apenas um complemento decorativo. Eles vão auxiliar na drenagem correta da água, portanto, dê preferência aos de barro, que têm melhor absorção do que os de plástico, por exemplo. É importante, também, não deixar que a planta ultrapasse o limite do vaso.

Cuidado com a rega

As orquídeas são um tipo de planta que gosta de água, mas é preciso tomar cuidado para não encharcar as raízes. Isso pode acabar matando a planta. Não há um consenso entre a frequência de regas de todas as espécies da flor, mas a dica mais comum é: de duas a três vezes por semana, no verão, e no inverno, de uma a duas vezes na semana.

Controle a exposição solar

A orquídea é bastante utilizada na decoração de ambientes fechados justamente por sua pouca necessidade de exposição solar. Esse tipo de planta prefere a sombra, portanto, é ideal deixá-las com acesso ao sol da manhã, mas protegidas da luminosidade no restante do dia.

Invista em adubo adequado

A adubação é um processo de grande importância para garantir o crescimento da orquídea. Isso porque o adubo orgânico ou químico tem substâncias que a planta não consegue produzir por conta própria. Entre os mais indicados para essas plantas está o bokashi, que pode ser utilizado no formato de sachê, sendo dissolvido aos poucos no vaso.

Faça higienização e esterilização das ferramentas

Geralmente utilizamos os mesmos materiais de jardinagem para cuidar de diversas plantas diferentes, por isso, é importante esterilizar as tesouras e facas antes de usá-las. Isso vai evitar que doenças se espalhem entre as espécies, principalmente de orquídeas, que costumam ser mais delicadas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado