No mundo dos jogos, a presença de novos jogadores, em diferentes games, acontece diariamente. Sejam jogadores já acostumados com outros jogos do gênero, ou então novatos no ramo, é comum que gamers explorem outros jogos, com a finalidade de conhecê-los e diversificar o gameplay.
Porém, um tema polêmico tem surgido ao longo dos últimos meses na indústria de jogos, o “gatekeeping”. Esse é um assunto muito debatido por influenciadores digitais e gamers, em geral. Afinal, o gatekeeping tem bloqueado alguns novos jogadores de explorar novos games. Por isso, nós vamos explicar do que ele se trata e como você pode evitá-lo ao jogar os seus jogos preferidos.
O que é gatekeeping
O gatekeeping consiste na limitação, ou controle, de acesso a algo. No mundo empresarial, por exemplo, o gatekeeping ocorre quando um gerente de determinado departamento proíbe o seu pessoal de falar com o gerente geral. Esse é apenas um exemplo, mas a presença desse termo tem crescido mesmo no mundo dos jogos online.
Fãs de cassino que aceita Bitcoin costumam estar mais avessos a esse tipo de problema, porque esse mercado é bem diversificado e conta com diversos recursos inovadores. Entretanto, é comum que jogadores online procurem comunidades de gamers para se encaixar em um grupo de pessoas que tenham gostos em comum.
Essa necessidade de pertencimento a um grupo foi definida pelo norte-americano Abraham Maslow. Segundo esse estudioso, as pessoas precisavam se sentir parte de um grupo para receberem credibilidade social pelos seus atos, além de serem amadas.
Porém, ao participar de comunidades de gamers, é comum que novatos sejam boicotados em suas práticas. Um bom exemplo consiste no fato de determinado jogador não alcançar uma habilidade ou nível específico em um jogo. Desse modo, outros gamers começam a enviar mensagens criticando o jogador e desmerecendo o esforço dele até o momento. Isso, por sua vez, é conhecido na indústria de jogos como gatekeeping.
Como evitar o gatekeeping
Dentro do mundo dos gamers, a melhor estratégia para evitar gatekeeping é ter uma mentalidade de comunidade. Não simplesmente focar em novos jogadores e gamers experientes, por exemplo. O ideal é que você tenha em mente o fato de que todos fazem parte de um mesmo grupo: fãs de determinado jogo.
Portanto, se você tiver uma mentalidade de grupo, você terá mais capacidade de superar o gatekeeping. Isso é válido principalmente para influenciadores, os quais dependem da produção de conteúdo com jogos para jogadores. Afinal, críticas e comentários negativos sobre o desempenho do jogador poderão aparecer a qualquer momento.
Mas você pode desenvolver a capacidade de receber esses comentários e entender que as pessoas que os fazem podem estar frustradas. Afinal, os jogos online geram uma sensação de pertencimento para os seus jogadores. Porém, essa sensação não deve superar o interesse em comum de todos eles: a diversão.
Portanto, procure jogar sempre com uma mentalidade aberta, e entenda que, mesmo que haja gatekeeping contra você, isso não deve ser uma barreira para que você jogue os seus jogos preferidos.