Amores, passei o início da tarde com a minha assistente, montando meu roteiro chiquérrimo para a 49ª Mostra de São Paulo. E no meio de tantos filmes incríveis, encontrei um que não posso perder por nada. É o ‘Tônica Dominante’, que vai ter uma sessão especialíssima, com uma cópia novinha em folha, restaurada em 4K! Este é um dos filmes mais marcantes do cinema brasileiro!
O longa-metragem “Tônica Dominante”, de estreia da cineasta Lina Chamie, será exibido em sessão especial, no dia 26 de outubro, às 22:00, na Sala Grande Otelo da Cinemateca Brasileira.

Protagonizado por Fernando Alves Pinto, o filme narra três dias na vida de um jovem musicista e estreou originalmente em 2001. A obra é um ensaio poético conduzido pela música. O filme conta ainda com atuações de Vera Zimmermann, Carlos Gregório e Vera Holtz.
“Tônica Dominante é um diálogo entre duas paixões, o cinema e a música. E já contém nele uma aposta recorrente em meu cinema, a de que a arte nos transforma e nos salva”, afirma a diretora.

E o que eu acho mais chique é o poder feminino por trás deste filme! Verdadeiro marco do cinema, “Tônica Dominante” foi o primeiro longa-metragem de ficção brasileiro com direção de fotografia assinada por uma mulher, Katia Coelho, cujo trabalho foi reconhecido com o Prêmio de Melhor Fotografia pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, em 2021. Naquele ano, o filme abriu a prestigiosa Première Brasil, do Festival do Rio, além de ter sido ovacionado em importantes festivais, como o Festival de Cannes, na França, e o Kodak Vision Awards, em Los Angeles.
A sessão será também uma linda homenagem à produtora do filme, a saudosa Zita Carvalhosa, que nos deixou em julho deste ano. Um momento de celebração e de muita emoção.

E para quem, como eu, não vai perder por nada, os ingressos estarão disponíveis para compra 4 dias antes da sessão pelo aplicativo do evento e pelo site da Velox Tickets. No dia da sessão, uma pequena cota estará disponível para compra diretamente na bilheteria do cinema.
Tônica Dominante é uma produção da Superfilmes em associação com a Girafa Filmes. O filme foi restaurado em 4K pela Cinecolor Brasil a partir dos negativos originais e de uma cópia 35mm preservados pela Cinemateca Brasileira. O som foi remasterizado pelo Estúdio JLS a partir das matrizes Hi8 da mixagem original. A supervisão técnica ficou a cargo de Paulo Sacramento e a supervisão artística de Lina Chamie.

A digitalização e o restauro se fizeram possíveis pela Lei Paulo Gustavo, através do Edital de Digitalização de Acervos no Estado de São Paulo, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal e do Ministério da Cultura.
Gente, é uma oportunidade única de rever um clássico do nosso cinema em sua melhor forma. Já estou com meu look de gala separado!