Sim, meus amores, está rolando uma provocação entre a Globo e a Band e, dessa vez, não foi por audiência. Foi por ego.
Ontem, durante o Upfront (aquele evento de tecnologia e publicidade que a emissora adora transformar em desfile de vaidades e planejamento do mercado publicitário), a Globo resolveu dar suas alfinetadas sutis, ou melhor, nem tão sutis assim na concorrência.
Com um sorrisinho de quem acha que ainda dita as regras do jogo, diretores da Globo fizeram questão de citar “padrões de qualidade”, “investimento em conteúdo original” e “relevância nacional”. Tudo isso, claro, logo depois da Band brilhar com suas vendas e resultados do Master Chef este ano. Vamos lembrar também da Fórmula 1, que a Globo levou um “chega pra lá” em 2024 e só vai voltar a transmitir em 2026.
Em dado momento, Sabrina Sato e Fabio Porchat falavam sobre o Globoplay, quando a diva comentou: “Falamos muita coisa sobre o Globoplay”. E Porchat retrucou: “Pô Sabrina, você queria que a gente falasse do quê? Da Band?”.

Gente, convenhamos, né? A Globo anda tão preocupada em provocar a Band que parece ter esquecido o básico: o público não quer mais arrogância travestida de padrão. Quer conteúdo. Quer emoção. Quer verdade.
Enquanto a Band se reinventa com produções mais diretas, parcerias estratégicas e apresentadores que ainda parecem gente de verdade, a Globo continua tropeçando nas próprias reprises, mudando horários e fingindo que o público não percebe o roteiro cansado que insiste em repetir.
E eu, Kátia Flávia, que sou íntima da família Marinho (um beijo para João Roberto, José Roberto e Roberto Irineu), que já fui fã do “padrão Globo de qualidade”, começo a achar que esse padrão virou teimosia.
Em vez de cutucar a Band com piadinhas de bastidor, talvez fosse hora de olhar pro espelho (de LED, claro) e perguntar: “O que, afinal, a gente anda oferecendo de novo?”
Gente, sinceramente, não adianta ter o maior estúdio, a melhor câmera e o ar-condicionado mais caro do Projac, se falta o essencial: conteúdo que respira gente, emoção e verdade.

Além disso, o que estão fazendo com a Eliana? E com o meu Walcyr, que fará mais uma novela de vingança?
Pode parar, dona Globo. Volte a ser fina!