De 28 de outubro a 6 de novembro, Campinas será tomada por cores, ideias e criações que revelam o design como expressão da alma brasileira. O motivo deste movimento é a realização da Semana Design Campinas 2025, festival urbano que, desde 2018, vem aproximando designers, arquitetos e estudantes para debater o mercado, suas inovações e a como a atividade de mescla à cultura nacional.

A edição deste ano terá abertura no Teatro do Centro de Convivência Cultural, marco arquitetônico da cidade. O evento propõe uma imersão na brasilidade por meio de palestras, mostras, talks e exposições, explorando como tradição e contemporaneidade se encontram na criação de uma estética nacional.
“O Brasil, com toda a sua amplitude e pluralidade, é matéria-prima do design. Um país de cores, texturas e sons, onde a criação nasce do encontro entre o artesanal e o contemporâneo, entre a tradição e a inovação”, explica Lenine Faria, publicitário e idealizador do evento.

Entre os destaques da programação está Cris Rosenbaum, referência em design autoral e fundadora da Feira na Rosenbaum. Ela conduz a palestra “Alma Brasileira”, com mediação da jornalista Regina Galvão, seguida pelo talk “Perspectivas de Brasilidade: design, arte e narrativas que inspiram o mundo”, com Amanda Sequin e Mariana Orsi.
“Há algo de inconfundível em nossa maneira de traduzir o cotidiano em beleza e de transformar simplicidade em sofisticação. Tudo isso precisa ser reconhecido e enaltecido também no Brasil”, acrescenta Faria.

Durante nove dias, a cidade se transformará em um grande circuito criativo, com atividades em galerias, lojas, teatros e espaços culturais. O público poderá acompanhar painéis sobre luz, forma, mobiliário, fotografia e arquitetura contemporânea, com nomes de destaque nacional.

Com entrada gratuita e programação distribuída em diversos pontos de Campinas, a Semana Design Campinas 2025 se consolida como um movimento que valoriza o talento brasileiro e conecta o design à sua verdadeira origem: a cultura e o cotidiano do país.