Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Casa de umbanda é invadida e depredada no Rio de Janeiro

Kátia Flávia

29/01/2025 11h00

Objetos e imagens sagradas foram destruídos, e até as ações sociais da comunidade foram paralisadas.

Objetos e imagens sagradas foram destruídos, e até as ações sociais da comunidade foram paralisadas.

Gente, eu não consigo nem acreditar nisso. Parece mais um pesadelo do que uma realidade! Na última segunda-feira (27), uma casa de umbanda localizada em Vila Isabel, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi invadida por criminosos que causaram um verdadeiro caos no local. A destruição foi tamanha que até as imagens dos orixás foram jogadas ao chão e quebradas, além de objetos sagrados e itens essenciais do dia a dia dos responsáveis pelo terreiro.

O furto foi absurdo: ventiladores, ar condicionado, geladeiras, freezer, fogão, micro-ondas, máquina de lavar, televisor, computador e até torneiras sumiram do local. Para piorar, os bandidos ainda deixaram uma Bíblia na entrada do terreiro, em um gesto que deixou a comunidade ainda mais chocada.

bdrj intolerancia2

“Destruíram tudo. Os atabaques foram jogados no chão, as imagens também. Levaram tudo, até as geladeiras, fogão, panelas… E ainda deixaram a casa toda alagada! A única câmera de segurança também foi levada!”, desabafou Fernanda, mãe-de-santo do local.

Além de ser um centro religioso, a casa realiza trabalhos sociais, como distribuição de cestas básicas para as comunidades da região. Com a invasão, todas essas ações de solidariedade tiveram que ser interrompidas, gerando uma crise para os moradores do bairro.

bdrj intolerancia1

“Foram três anos de luta contra invasões, mas dessa vez foi devastador. Levaram tudo o que é nosso e destruíram o nosso sagrado. Estamos sem o básico para realizar nossos trabalhos”, lamentou Thiago de Oxóssi, outro responsável pelo terreiro.

O caso foi registrado e a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) vai investigar o ocorrido. Mas o que não dá para entender é: até onde vai o ódio e a intolerância contra nossas religiões?

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado