Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Autor de séries e novelas, Silvio Cerceau, cria site para incentivar a leitura

Coautor da novela O Sétimo Guardião, produz para seu site textos gratuitos com diferentes temáticas

Kátia Flávia

11/12/2025 17h30

whatsapp image 2025 12 11t 16.34.53

Silvio Cerceau, escritor e roteirista de novelas e séries, cria site para incentivar a leitura. (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Em 2006, Silvio Cerceau, escritor e roteirista de novelas e séries, desenvolveu seu site para publicar fragmentos de suas obras e textos do cotidiano. Ao conversar com pessoas próximas percebeu que seu trabalho poderia aproximar as pessoas da literatura de forma gratuita com textos de sua autoria.

“Passei a publicar uma literatura que conversa e se identifica com todos os públicos, uma linguagem coloquial, mas sofisticada. Neste ano que completei vinte e um anos de carreira, e me voltei mais a criação de roteiros para TV e Streaming, resolvi intensificar o conteúdo do site e publicar diariamente histórias da vida, simplesmente com intenção de incentivar a leitura”, afirma o autor.

O site de Silvio tem várias colunas, além da minha biografia completa, narrando sua caminhada na arte de criar histórias. Atualmente na coluna “Vitrines da Vida” estão disponíveis mais de 500 contos inéditos, sobre os acasos do cotidiano, histórias que abordam os sentimentos mais profundos, amores, traições, ciúmes, sonhos, crimes passionais e todo tipo de tema que fazem parte das dores da vida.

whatsapp image 2025 11 at 16.34.53
Coautor da novela O Sétimo Guardião, produz para seu site textos gratuitos com diferentes temáticas. (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Na coluna ‘Reflexões’ são publicados textos sobre os sentimentos e as dores que tanto incomodam milhares de pessoas, sob o olhar atento do autor e usando sua sabedoria e inspiração. Na coluna ‘Encontro’ são textos criados com autores e leitores convidados por Silvio. Outras colunas com histórias interessantes são: As Desquitadas, As Belorizontinas, Crimes Passionais, Adaptações.

“Eu sempre incentivei a leitura, inclusive distribuindo meus livros para alunos do ensino médio, e após a leitura, eles debatiam comigo a história, era um bate papo com o autor. Agora, esse projeto de incentivo através do meu site é muito importante na literatura brasileira e por ser na internet, tomará que alcance muitos leitores, todos os dias. Que leve a cada leitor uma mensagem de superação”.

Com uma relação muito próxima com a leitura desde criança, Silvio soube na época que queria ser escritor. “Eu lia um livro por dia, desde os clássicos da literatura brasileira aos best-sellers americanos, inclusive toda obra de Sidney Sheldon que é a minha maior referência. Eu amo escrever, amo a literatura e esse é meu dom, minha missão, diariamente, então nos intervalos dos diversos roteiros que trabalho atualmente, e o livro ‘Doce Castigo’ que estou finalizando, eu me dedico a escrever e cuidar do site”.

“Eu só agradeço os mais de 3 milhões de leitores, que seja nos meus livros, no meu site, ou na minha coluna, acompanham o meu trabalho”, concluiu.

whatsapp image 2025 12 11 at 16.34.53
“Passei a publicar uma literatura que conversa e se identifica com todos os públicos, uma linguagem coloquial, mas sofisticada”, afirma o autor. (Foto: Reprodução/Arquivo pessoal)

Sobre Silvio Cerceau

Nascido em São Paulo, o escritor e roteirista Silvio Cerceau mora em Belo Horizonte. Tem como referência em toda sua obra, seja literatura ou roteiros, os consagrados autores Sidney Sheldon, Nelson Rodrigues e Pedro Almodóvar. Silvio Cerceau é uma mistura desses três mestres.

É autor de onze romances publicados e prepara muitas novidades na literatura e para o audiovisual. Coautor da sinopse e o 1º capítulo da novela O SÉTIMO GUARDIÃO, exibida pela Rede Globo entre 12 de novembro de 2018 a 17 de maio de 2019.

Em 2026 estreia o seriado AS MINEIRAS, UAI, criado e escrito por Cerceau, supervisão de texto de Mariana Mesquita, com direção geral de Márcio Trigo. Produzida pela Cangaral com recursos da LEI PAULO GUSTAVO, O QUAL FICOU EM PRIMEIRO LUGAR. O seriado em oito episódios foi filmado entre outubro e novembro de 2024, uma obra que mostra o universo das mulheres do interior de Minas Gerais, mas abordando temas universais, o feminicídio é um deles. A exibição será no streaming.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado