Em um comunicado bombástico divulgado pelo Vaticano neste domingo, 9, o Papa Francisco, aos 88 anos, surpreendeu o mundo ao apresentar uma “leve melhora” e retomar a ingestão de alimentos sólidos. Fontes internas afirmam que o pontífice até acompanhou atividades espirituais da Igreja Católica por videoconferência, movimentando os corredores do Vaticano e deixando os fiéis em clima de expectativa.
O Santo Padre recebeu a visita de pesos-pesados do Vaticano – o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, e o Substituto da Secretaria de Estado, Arcebispo Edgar Peña Parra – que marcaram presença durante sua intensa sessão de terapias. Além de continuar com sua rotina de fisioterapia respiratória e motora, a previsão é de que, após utilizar máscara de oxigenação durante o dia, o Papa passe por uma ventilação mecânica não invasiva, um procedimento que “empurra o ar para os pulmões com pressão controlada, facilitando a respiração e reduzindo o esforço dos músculos respiratórios.”
Em um boletim médico divulgado neste sábado, 8, foi informado de que o pontífice demonstra uma “boa resposta ao tratamento”. “As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis nos últimos dias e, consequentemente, demonstram uma boa resposta à terapia. Há, portanto, uma melhoria gradual e ligeira”, diz trecho do boletim médico.
E para deixar todos ainda mais ansiosos, o Vaticano já deve emitir um novo boletim médico na noite de segunda-feira, 10, mantendo o mistério e a expectativa sobre o estado de saúde do Papa. Fique de olho nas próximas revelações deste verdadeiro escândalo dos bastidores da Santa Sé!