Menu
Kátia Flávia
Kátia Flávia

Após 22 milhões de streams em 2025, BALARA apresenta o álbum “Acusticamente – Volume 1”

Projeto audiovisual intimista chega às plataformas em 23 de janeiro, trazendo releituras emocionantes, parceria com duo MAR ABERTO e consolidando o sucesso do artista.

Kátia Flávia

23/01/2026 10h30

whatsapp image 2026 01 22 at 20.59.03

Após bater 22 milhões de reproduções em 2025, artista aposta no formato voz e violão para revelar sua face mais orgânica e íntima. Foto: divulgação

A trajetória de BALARA (identidade artística de Luccas Trevisani) vive um momento de consagração. Vindo de um ano explosivo apontado pelo Spotify Wrapped 2025 — onde acumulou 22 milhões de streams, 3,5 milhões de ouvintes e alcance em 164 países —, o artista se prepara para mostrar sua face mais orgânica e intimista. No dia 23 de janeiro, chega às plataformas de música e no Youtube o álbum “Acusticamente – Volume 1”.

O projeto chega embalado pela excelente repercussão do single “Mais Além”, uma colaboração tocante com o duo MAR ABERTO. A faixa, que já ultrapassa a marca de meio milhão de streams nas plataformas digitais, serve como cartão de visita para esta nova fase, onde a voz e o violão assumem o protagonismo, despindo as canções de excessos para revelar o que elas têm de mais essencial: a emoção.

“Acusticamente – Volume 1” não é apenas um compilado de versões desplugadas; é o marco inicial de uma “nova era” na carreira solo de BALARA. O álbum é a primeira parte de um trabalho ambicioso. A obra transita entre sucessos autorais — agora ressignificados — e o frescor de novos arranjos que bebem na fonte do Pop, Rock, MPB, Folk e Reggae. Influências que vão de Coldplay e Oasis a Legião Urbana e Skank são perceptíveis na atmosfera criada, onde a sofisticação mora na simplicidade.

whatsapp image 2026 01 22 at 20.59.04 (1)
Gravado em oito cenários minimalistas, projeto audiovisual “Acusticamente” busca eliminar filtros e aproximar o ouvinte da essência das canções. Foto: divulgação

A intimidade como narrativa

A proposta central do disco é quebrar a barreira entre o artista e o ouvinte. Produzido majoritariamente por Jeff Pina e Luccas Trevisani, o álbum preserva a verdade da performance ao vivo, temperada por arranjos acústicos elaborados que ampliam a profundidade das letras.

“Esse disco é sobre proximidade. A ideia é que, ao escutar, cada pessoa tenha a sensação de estar sentada na minha frente, ouvindo histórias cantadas, sem pressa e sem filtros”, define BALARA.

Essa busca pelo orgânico se reflete visualmente. O projeto audiovisual foi gravado no interior de São Paulo sob a direção de Isadora Baptista (conhecida por trabalhos com grandes marcas e artistas como Bia Marques e Julia Smith). Em um desafio logístico e artístico impressionante, a equipe registrou diversas faixas em apenas cinco dias, utilizando oito cenários diferentes. Cada locação atua como uma extensão da música, trazendo uma estética natural e minimalista que reforça o conceito de que o menos, aqui, é muito mais.

whatsapp image 2026 01 22 at 20.59.03 (4)
Primeiro volume de série acústica prepara terreno para colaboração histórica com ícone da MPB e turnê nacional prevista para 2026. Foto: divulgação

A história por trás do Feat. com MAR ABERTO

Um dos pontos altos do Volume 1, disponível a partir de 23/01, é a faixa “Mais Além”. A colaboração com o duo MAR ABERTO nasceu de uma conexão digital que evoluiu rapidamente para uma sintonia artística profunda. Ao apresentar a canção para o duo, Balara revelou a história por trás da composição: a música foi escrita para seu pai durante a luta contra a leucemia.

A carga emocional da faixa e a mensagem de esperança conectaram-se imediatamente com os valores do MAR ABERTO. “Gravar com eles foi um processo incrível, pois temos uma grande sintonia musical e valores em comum”, conta Balara. A faixa teve produção assinada por Flávio Ferrari, Thiago Mart e Luccas Trevisani, resultando em um registro que equilibra técnica e coração.

whatsapp image 2026 01 22 at 20.59.03 (3)
Álbum marca o início de uma nova era na carreira solo de Luccas Trevisani, unindo sucessos autorais a arranjos inspirados no Folk e MPB. Foto: divulgação

A canção nasce de uma história real e profunda. “Escrevi ‘Mais Além’ em um dos momentos mais difíceis da minha vida, quando meu pai lutava contra a leucemia e o médico da UTI falou que ele só tinha mais 2 dias de vida. É sobre a fé que nos mantém de pé quando tudo ao redor parece ruir”, revela BALARA. A escolha do feat com o MAR ABERTO veio da afinidade imediata: antes mesmo de conhecerem a história da letra, Thiago e Gabriela já se emocionaram com a primeira audição. Depois de saberem da narrativa por trás da composição, a certeza apenas se ampliou. “De todas as versões já gravadas, essa é a que mais me emociona”, completa BALARA.

O futuro: Uma jornada em quatro atos

O lançamento do Volume 1 é apenas o começo. O projeto Acusticamente se desdobrará em outras novidades, que incluirão não apenas faixas autorais, mas também releituras de clássicos nacionais e internacionais. Além disso, o cronograma de BALARA reserva grandes surpresas: até o final de 2026, será revelada uma colaboração com um dos grandes nomes da história da MPB, reforçando a vocação do artista para pontes musicais entre gerações.

A transição para a carreira solo se consolida aqui não como uma ruptura com a sonoridade dos primeiros álbuns, mas como uma expansão natural da sua verdade artística. Após a “era acústica”, o planejamento aponta para uma turnê dedicada ao formato e um novo álbum de inéditas previsto para 2027.

whatsapp image 2026 01 22 at 20.59.04 (3)
Com participação do duo MAR ABERTO, novo álbum traz releitura de faixa composta por BALARA em momento delicado da vida familiar. Foto: divulgação

Com “Acusticamente – Volume 1”, BALARA convida o público a desacelerar e a redescobrir o poder de uma boa canção, executada com a verdade de quem compõe com a alma.

TRACKLIST – ACUSTICAMENTE VOL. 1

Algo Me Diz (Compositor: Luccas Trevisani)
Mais Além – feat. MAR ABERTO (Compositor: Luccas Trevisani)
Sonhos (Compositor: Luccas Trevisani)
Seu Anjo (Compositor: Luccas Trevisani)
Grão (Compositores: Luccas Trevisani e Mateus Cristovão)
Tudo Pode Mudar (Compositor: Luccas Trevisani)
Alguém Pode Dizer (Compositor: Luccas Trevisani)
Nada A Pedir (Compositor: Luccas Trevisani)
Mais Além (Versão Solo) (Compositor: Luccas Trevisani)
A Última Música (Compositor: Luccas Trevisani)
Deixa Ela Voar (Compositores: Luccas Trevisani e Mateus Cristovão)
Se eu morasse em você (Compositores: Luccas Trevisani e Ramon Matheus)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado