Menu
Entretenimento

Como comprimir vídeos com passos simples em 2023?

Jornal de Brasília

24/02/2023 0h01

Atualizada 06/03/2023 17h10

(Imagem – Freepik)

Se você tem um bom equipamento de vídeo, ao gravar um conteúdo vai ter como resultado um arquivo pesado. Saiba como comprimir vídeos com passos simples e sem perder qualidade. 

Comprimir vídeos é uma necessidade não apenas dos criadores de conteúdo, mas, de todas as pessoas que interagem no mundo digital.

De fato, muito do que consumimos, seja para lazer, estudo ou trabalho, está em formato audiovisual. Neste sentido, a qualidade das produções é significativamente melhor do que há anos – quando tudo era produzido em grandes e longos rolos de fita.

No entanto, a capacidade de produzir imagens cada vez mais detalhadas e nítidas, gera um agravante: o tamanho dos arquivos.

Indiscutivelmente é muito mais prazeroso assistir uma grande produção em 4K ou 8K. Porém, requerem mais espaço de armazenamento.

Isso sem mencionar que o compartilhamento entre aplicativos pode ser impossibilitado. Afinal, aplicativos como o WhatsApp limitam o tamanho dos arquivos que podem ser enviados.

Assim, saber comprimir vídeos é uma habilidade que cada vez mais será uma exigência para o nosso cotidiano. Da mesma forma, não há tempo a perder, tudo acontece muito rápido. Saiba como comprimir vídeos com passos simples.

O que significa comprimir vídeos?

Comprimir, como o próprio verbo sugere, significa reduzir o espaço ocupado. Neste sentido, comprimir vídeos é, basicamente, torná-lo menor.

Existem muitas formas para comprimir vídeos, uma delas é cortando partes. Desta forma, a produção se torna mais curta, e como consequência, menor.

No entanto, muitas vezes esta alternativa não é possível. Assim, é necessário usar um programa para diminuir tamanho de vídeo, tornando o arquivo mais leve.

Homem sentado em frente a computador

Descrição gerada automaticamente
(Imagem – Freepik)

Porém, esta ação requer cuidado. Pois, a depender do software usado, a qualidade do vídeo pode ser comprometida, o que, para profissionais, como cinegrafistas e produtores, é um grande empecilho.

Já pensou sua frustração quando, ao produzir um longa, precisa comprimir o arquivo, e como resultado ter um material em que é difícil ver os detalhes?

Da mesma maneira, reduzir o tamanho faz com que sua transmissão seja muito mais fácil e rápida. Possibilitando que internet menos velozes possam acessar o conteúdo sem dificuldades.

Outra questão relacionada a comprimir vídeos é a necessidade de saber como diminuir o tamanho de um vídeo mp4, avi e outras extensões.

Desta maneira, além de tornar o vídeo menor, é possível convertê-lo para um arquivo mais leve e aceito por mais plataformas.

Realmente preciso comprimir vídeos?

De fato, é possível criar grandes produções com ferramentas simples, como o celular. Embora, como citamos, a qualidade seja proporcional ao tamanho – mais qualidade, mais tamanho.

Comprimir vídeos é bastante vantajoso quando não ocorre a compactação com perdas. Neste sentido, mesmo grandes produções podem ser assistidas com dispositivos móveis graças a possibilidade de comprimir vídeos.

Além disso, a compactação permite que mais vídeos possam ser salvos na memória e tornam o acesso e compartilhamento mais rápidos.

A questão do compartilhamento é bastante relevante, uma vez que a grande maioria das redes e aplicativos de mensagens limitam o tamanho de dados suportados.

Esta limitação é aplicada para preservar o banco de dados, e para acelerar a visualização. Desta forma, não há limitação apenas no mundo do entretenimento, mas também em plataformas de e-mail, por exemplo.

Por isso, muitas ferramentas são disponibilizadas para comprimir vídeos. Porém, é preciso atenção ao escolher o software. Opte por uma ferramenta que garanta a qualidade, seja simples e possua outros recursos de edição.

UniConverter – 3 passos para comprimir vídeos

O UniConverter é um software disponibilizado pela Wondershare que permite comprimir vídeo com facilidade

(Imagem – UniConverter)

Além disso, as novas versões do aplicativo disponibilizam funcionalidades ideais para quem manipula conteúdos audiovisuais, como produtores e editores.

Para preservar a memória de seus dispositivos, o UniConverter é ideal para comprimir vídeos com passos simples. Antes de iniciar, baixe e instale o Wondershare UniConverter.

Passo 1 – Adicionando arquivos

Ao executar o UniConverter, selecione, ainda na página inicial, a opção “Compressor”. Então, é só clicar no ícone “+” e adicionar os vídeos que deseja reduzir o tamanho.

Outra forma de adicionar os arquivos é selecionando-os em suas pastas de origem, e arrastando diretamente no programa. Inclusive, é possível converter um material por vez, ou vários, no mesmo processo.

(Imagem – UniConverter)

Passo 2 – Defina os requisitos da compactação

Com os arquivos selecionados, clique em “configurações”, em seguida em “qualidade de compactação”. Será neste passo que você ajustará o percentual ou o tamanho final do arquivo.

Também é possível utilizar as “configurações avançadas” para alterar o codificador, resolução, taxa de quadros, entre outras opções. Com tudo pronto, basta clicar em iniciar para a compactação ser iniciada.

Passo 3 – Confira os vídeos compactados

Quando o processo terminar, a palavra “sucesso” será apresentada na tela. Desta forma, você tem a certeza de que a compactação ocorreu corretamente.

Agora, é só ir até a guia de “concluídos” e conferir os vídeos compactados. Então, basta escolher o local onde deseja salvar as versões compactadas e pronto.

Vídeos menores, e agora?

Bom, essa é a melhor parte de todo o processo, é hora de compartilhar suas experiências e produções.

Com o UniConverter, além de reduzir tamanho sem perder a qualidade, você converte vídeos para outros formatos como MP4, AVI, MOV, MPEG, entre outros.

Além disso, o software permite converter em formatos específicos para determinados dispositivos, como projetores.

Sem dúvida o Wondershare UniConverter é a alternativa mais fácil para converter, editar, gravar arquivos de mídia, e muito mais. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado