Menu
Cinema

Novo serviço de streaming gratuito chega ao Brasil para competir com Netflix e TV paga

Como a plataforma é gratuita, a monetização ocorre por meio de anúncios inseridos durante a programação

Redação Jornal de Brasília

29/06/2023 8h59

Foto: Reprodução

A plataforma de streaming gratuito Runtime fechou uma parceria com a Record News para disponibilizar o sinal da emissora aos consumidores da plataforma no Brasil. O CEO da Runtime, Arman Oner, revelou que o objetivo desse negócio é expandir além de ser apenas um hub de séries e filmes, buscando atender a parcela de usuários interessados em notícias em tempo real.

Atualmente, a Runtime conta com cerca de 8 milhões de usuários ao redor do mundo, sendo que quase 40% desse público é composto por brasileiros. Desde que chegou ao país há pouco mais de um ano, a empresa adota um modelo de negócio diferente das concorrentes estabelecidas no mercado doméstico, como Netflix e Amazon, não cobrando pelo conteúdo.

“Neste ano, nossa grande aposta é distribuir serviços de comunicação, não apenas no Brasil, mas em outros países. Ao longo do ano, iremos adicionar mais marcas à plataforma da Runtime. No México, por exemplo, temos canais da TV Azteca e estamos estabelecendo parcerias com outras empresas para adicionar conteúdo em língua espanhola”, diz Arman Oner.

“Estamos sendo agressivos na expansão de outras áreas de negócio que ainda não possuímos. Embora sejamos conhecidos como uma plataforma de filmes e séries de televisão, queremos ampliar nossas opções de canais de comunicação e estamos em negociações com outras emissoras”, afirma JP Correia, executivo da Runtime.

Como a plataforma é gratuita, a monetização ocorre por meio de anúncios inseridos durante a programação. Esses anúncios são programados para aparecer em momentos específicos no player, totalizando 8 minutos de publicidade a cada hora de transmissão.

A publicidade programática para TVs conectadas (CTV), adotada pela Runtime, é realizada por meio de um leilão em tempo real, conhecido como real-time bidding. As empresas utilizam robôs para analisar dados demográficos, interesses e hábitos dos usuários, otimizando as campanhas e proporcionando uma experiência mais personalizada para o consumidor.

Recentemente, além dos aplicativos de celular, a Runtime também fechou contratos com a Samsung e a Roku para disponibilizar a plataforma em smart TVs, aumentando assim o número de usuários.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado