Menu
Celebridades

Antonio Fagundes relembra ‘Vale Tudo’ e atesta: ‘Brasil não evoluiu em nada’

Na trama, os assuntos abordados eram a corrupção, a inversão de valores e a falta de ética

Redação Jornal de Brasília

10/12/2020 10h04

O ator Antonio Fagundes, 71, resolveu fazer uma comparação entre o momento atual do Brasil e o retratado na novela “Vale Tudo”, que foi ao ar entre 1988 e 1989, na Globo.

Na trama, os assuntos abordados eram a corrupção, a inversão de valores e a falta de ética. Personagem dele, aliás, Ivan Meirelles, era ambicioso e, por dificuldades financeiras, mentia o currículo para conseguir emprego.

No fim dos anos 1980, o Brasil vivia um momento de crise econômica e desesperança. E a trama conseguiu levar esse sentimento para a TV ao propor essa discussão e falar sobre falta de ética, corrupção e o famoso ‘jeitinho brasileiro’. O grande tema de ‘Vale Tudo’, segundo o próprio autor Gilberto Braga, era: ‘Vale a pena ser honesto num país onde todo mundo é desonesto?’

“Infelizmente, a novela continua atual. O Brasil não evoluiu em absolutamente nada de lá pra cá. Esse era o mérito na época e continua sendo hoje. A novela foi reprisada com extraordinário sucesso porque as pessoas reconheciam a realidade brasileira. Então, isso é um dos méritos dessa novela”, disse ele em entrevista ao programa Conversa com Bial (Globo), no ar na madrugada de quarta-feira (9).

Em fevereiro de 2019, o canal Viva exibia o último capítulo da reprise da novela “Vale Tudo”. A trama teve boa audiência e repercussão. Para o Viva, a reexibição da trama (a novela já tinha sido reprisada pelo canal em 2010) é considerada novamente um sucesso.

Segundo a emissora, a trama de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères foi líder de audiência no ranking da TV paga nos dois horários de exibição: às 15h30 e à 0h.

Ainda de acordo com o canal, com base em dados do Ibope, “mais de 12,5 milhões de pessoas foram impactadas pela exibição dos capítulos de ‘Vale Tudo’.”

As informações são da FolhaPress.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado