Menu
Eventos

Abertura da 2ª edição do Festival IFB Recanto do Cinema – Audiovisual na Periferia

O Festival Recanto do Cinema acontece de 25 de novembro a 12 de dezembro com
exibição de filmes e atividades formativas

Redação Jornal de Brasília

23/11/2020 15h56

Atualizada 24/11/2020 13h27

A 2ª edição do Festival Recanto do Cinema – Audiovisual na Periferia, realizado pelo campus Recanto das Emas do Instituto Federal de Brasília (IFB), acontece entre os  dias 25 de novembro e 12 de dezembro de 2020, de forma online e gratuita. Com o tema “Memória, Identidade e Territórios”, o Festival exibe filmes nacionais e de estudantes do Campus Recanto das Emas, divididos entre Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros e Mostras Especiais, que discutem as singularidades e multiplicidades das periferias brasileiras.

Além disso, traz o LabRecanto com um total de 16 atividades formativas em cinema e audiovisual, divididas entre lives e atividades com inscrição. A abertura do Festival acontece no dia 25, a partir de 16h30, e traz como principal atração a sessão do longa-metragem “SEMENTES – Mulheres Pretas no Poder”, de Éthel Oliveira e Júlia Mariano, seguida de um debate. O longa-metragem “SEMENTES – Mulheres Pretas no Poder”, documentário dirigido por Éthel Oliveira e Júlia Mariano.

O filme acompanha algumas das mulheres pretas na política do Brasil, que emergiram após o assassinato da vereadora Marielle Franco. O filme estará disponível apenas na Sessão de Abertura do Festival. Às 19h, haverá um debate com as realizadoras do filme, mediado pelas professoras do IFB Recanto das Emas Edileuza Penha e Bárbara de Barros. A Cerimônia de Abertura, a exibição e o debate do filme serão transmitidos em tempo real na TV Ema Filmes (YouTube).

Aberto o convite para população acompanhar o Festival IFB Recanto do Cinema, conhecer as produções audiovisuais brasileiras, participar das atividades formativas e votar em seu filme favorito no Júri Popular.

Confira a programação completa.
2ª edição do Festival IFB Recanto do Cinema – Audiovisual na Periferia
Exibição Mostra Competitiva: de 26 de novembro a 2 de dezembro.
Mostras Especiais: Exibições entre 30 de novembro a 10 de dezembro.
www.recanto.com.br/filmes
LabRecanto
7 Lives na TV Ema
9 atividades fechadas mediante inscrição
Inscrições gratuitas até 26 de novembro em:
https://www.recantodocinema.com.br/oficinas-e-cursos
Redes sociais:
@recantocinema (Instagram)
Realização www.ifb.edu.br

A partir do dia 26 de novembro, o Festival abre a programação de exibição com a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Brasileiros. Essa mostra é composta por curtas-metragens de 9 estados brasileiros que discutem questões como diversidade e lutas periféricas e estará disponível até o dia 2 de dezembro. Os filmes serão avaliados por grupos de júris formados por professores, alunos e egressos do curso Técnico de Produção em Áudio e Vídeo do IFB – Campus Recanto das Emas, e receberão prêmios de destaques de acordo com a formação acadêmica vivenciada na instituição. As Mostras Especiais, divididas em Cotidianos da Pandemia, Cartas Sobre Nós, Videoclipes e FIC EaD Novos Caminhos, contam com filmes produzidos por estudantes da instituição, e acontecem entre 30 de novembro a 10 de dezembro. Cada uma delas ficará uma semana online.

Durante a programação, haverá um Júri Popular em que participam todos os curtas exibidos nas 5 mostras do Festival. Os três curtas que forem mais bem avaliados pelo público, sendo um da Mostra Competitiva e dois das Mostras Especiais, receberão bolsas em cursos online oferecidas pela Academia Internacional de Cinema e TV (AICTV), escola de audiovisual sediada no Rio de Janeiro que se tornou uma parceira do Festival. Debates com os realizadores de todas as Mostras acontecerão durante o evento e serão mediados pelos professores do IFB. Os filmes poderão ser vistos no site www.recantodocinema.com.br e os debates serão transmitidos na TV Ema Filmes (YouTube).

O LabRecanto, braço formativo do Festival, tem início no dia 30 de novembro com a oficina aberta “Cine Oralidade”, que trará discussões sobre narrativas negras e processos criativos, ministrada pela Domênica Guimarães, da Afronte.lab. Além desta, a programação do LabRecanto contempla mais 7 atividades abertas ao vivo, como a live
sobre a experiência em Direção de Arte no processo de criação de filmes produzidos pelo Coletivo de Cinema em Ceilândia (Ceicine), com a diretora de arte e realizadora Denise Vieira; e a oficina sobre o Eixo Dramático de Câmera 180º, com Gláucia Pellicione da AICTV.

Além disso, teremos 9 atividades fechadas em salas virtuais – em que a participação ocorre mediante inscrição. Entre elas, teremos a oficina O Argumento antecede o Roteiro, com o realizador audiovisual Antônio Balbino; A Produção
Audiovisual na Periferia através da atuação de Coletivos, com a Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS), Coletivo de Comunicação DUCA e o Jovem de Expressão; e a oficina Relatos da Ilha, com Narata Ney e Ligia Arruda, uma conversa sobre o processo de montagem e assistência no audiovisual. As inscrições para as atividades
fechadas acontecem até 26 de novembro no site do Festival. Todas as atividades serão realizadas gratuitamente e de maneira virtual. A 2ª edição do Festival Recanto do Cinema encerra no dia 12 de dezembro às 17h, com a premiação dos filmes e será transmitida ao vivo na TV Emas Filmes.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado