Menu
Entretenimento

64 Anos de Renato Russo: diretor René Sampaio explica como músico inspirou suas obras

Sampaio também disse que as músicas de Renato e Legião Urbana continuam a desempenhar um papel relevante na sociedade atual

Redação Jornal de Brasília

27/03/2024 14h46

Foto: Rachel Tanugi/Agência Ceub

Por Carolina Chendes e Pedro Vianna
Agência de Notícias Ceub/Jornal de Brasília

Diretor de filmes como Faroeste Caboclo (2013) Eduardo e Mônica (2020), o cineasta René Sampaio aponta que a obra de Renato Russo é fundamental para a criação dele.

 Sampaio também disse que as músicas de Renato e Legião Urbana continuam a desempenhar um papel relevante na sociedade atual, principalmente para os jovens, e devem ser refletidas pelos mesmos.

“Elas inspiram ações sociais e promovem a conscientização sobre questões importantes”. Além disso, o diretor pontuou que o legado das canções perduram como uma fonte de inspiração e reflexão para as gerações atuais e futuras.

 René afirma que durante a sua adolescência cresceu ouvindo Legião Urbana,e falou da importância das músicas da banda para o Brasil, mas em especial para brasilienses,que na letra de suas músicas usavam de referências e localidades de como diz René: “ao lado da minha casa”, trazendo um sentimento de individualidade e integração para aqueles que eram de Brasília.

Em sua primeira obra adaptada, Faroeste Caboclo, o cineasta relata que desde que ouviu a música a primeira vez no rádio já imaginava a história como um filme,e sempre quis adaptar a produção para o audiovisual fazendo dela uma obra de valor emocional para o diretor de cinema.

René Sampaio, de 50 anos, cresceu com o sonho de trabalhar com cinema, tendo estudado jornalismo na juventude resolveu seguir o seu sonho e se tornar um cineasta. Aderindo ao nome artístico René Sampaio, trabalhou em diversos projetos mas em especial sendo seus dois filmes baseados na obra de Renato Russo.

Renato Russo

Renato Russo é reconhecido por sua habilidade em abordar questões sociais e políticas, especialmente aquelas relacionadas a Brasília. Em suas letras, ele explorava uma gama diversificada de temas, incluindo amor, solidão, desigualdade, desespero e esperança, refletindo os sentimentos compartilhados por muitos brasileiros. Esses elementos formam a essência de suas músicas, que transcendem gerações e continuam a ressoar na cultura brasileira.

 Ao adaptar as obras de Renato para o cinema, o cineasta buscou preservar a autenticidade e a verdade dos temas abordados, sem perder a magia e a essência das canções originais. Ele procurou transmitir esses sentimentos de forma genuína, capturando a essência e o poder das composições de enquanto traduz as histórias para o cinema. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado