Menu
Concursos & Carreiras

IFB abre processo seletivo público e gratuito no Distrito Federal

São mais de 2 mil vagas voltadas para o ano letivo de 2020

Willian Matos

27/10/2019 10h41

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

O Instituto Federal de Brasília (IFB) lançou os editais para o processo seletivo do 1º semestre de 2020. Para esta seleção, há 2.378 vagas, em 41 cursos ofertados nos campi Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.

O edital foi lançado na última sexta-feira (25). No Ensino Médio serão ofertados 14 cursos de educação integrada – entre os quais estão opções como Agropecuária, Alimentos, Controle Ambiental, Design de Móveis, Informática e Produção de Audiovisual (confira outros no edital).

“Para as turmas do ano de 2020, a demanda para ingresso no Ensino Médio Integrado está bem alta. É crescente a busca por informações nas unidades por pais e estudantes e, nas nossas redes sociais. Além disso, a expectativa de uma migração maior de estudantes da rede privada para a rede pública”, explica Cecília Cândida, coordenadora de Acesso e Ingresso Estudantil do IFB. “Lembrando que a oportunidade para o Ensino Médio acontece apenas uma vez ao ano, diferentemente das outras modalidades”, afirma Cecília.

As inscrições on-line poderão ser feitas no site, de 1 a 29 de novembro de 2019 – caso o candidato não tenha acesso a internet em sua residência poderá utilizar os computadores para acesso disponíveis nas unidades do IFB.

Atenção! Neste período também deverá ser entregue a documentação comprobatória para quem concorrer à reserva/cotas de vagas. A seleção será efetuada por meio de sorteio eletrônico. Todo o processo de inscrição é gratuito. As aulas estão previstas para início em fevereiro/ 2020.

Entenda as modalidades

Confira abaixo, de forma mais detalhada, cada uma das modalidades e veja em qual delas você se enquadra.

  • Integrado (Curso Técnico + Ensino Médio no IFB) – Cursos para pessoas de até 18 anos incompletos, que cursaram o Ensino Fundamental, mas não concluíram o Ensino Médio. Duração média de 3 anos.
  • Integrado Proeja (Curso Técnico + Ensino Médio no IFB) – Cursos para maiores de 18 anos que cursaram o Ensino Fundamental, mas não concluíram o Ensino Médio. Duração média de 3 anos.
  • Concomitante (Curso Técnico no IFB + Ensino Médio em outra escola) – Esta modalidade é voltada para os estudantes que estejam cursando o Ensino Médio em outra escola. Assim, ele fará ao mesmo tempo o Ensino Médio, em sua escola de origem, e o curso técnico no IFB. Duração média de 2 a 3 anos.
  • Subsequente (Pós-Médio) – Para quem já concluiu o Ensino Médio. Duração de 1 a 2 anos.
  • Regime de Alternância – O ensino é organizado em função do trabalho, e o estudante alterna períodos regulares de aprendizagem na escola, com períodos de convívio com a comunidade de origem. Duração de 2 a 3 anos.

Sobre reserva de vagas

O IFB reserva vagas em seus processos seletivos para pessoas oriundas de escolas públicas, pessoas com deficiência, pessoas que se autodeclarem preto, pardo ou indígena e para os que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.

Se você se encaixa nessas características, pode solicitar reserva de vaga no ato da inscrição on-line e procurar o campus do IFB no qual selecionou o curso para entregar, até o dia 2 de dezembro, formulários específicos descritos nos editais e os documentos que comprovem suas declarações.

Com assessoria

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado