Menu
Concursos & Carreiras

Escola Superior de Gestão abre inscrições para curso de Tecnologia em Gestão Pública  

As 60 vagas para graduação estão divididas igualmente entre servidores de carreira estável, 30 vagas, com inscrição presencial e comunidade, 30 vagas via Sisu

Redação Jornal de Brasília

03/06/2019 18h53

Da Redação
[email protected]

Estão abertas as inscrições para a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, da Escola Superior de Gestão (ESG), mantida pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB). O processo seletivo para servidores será realizado presencialmente, na sede da Escola de Governo (EGOV), de hoje (29), até o dia 12 de junho. Para  estudantes que participaram da última edição do ENEM, a seleção será feita via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de 04 a 07 de junho.

O curso será ofertado de segunda a sexta no período noturno, aos sábados pela manhã e terá carga horária total de 1.960 horas, distribuídas em quatro semestres letivos. Das 60 vagas oferecidas, 30 serão preenchidas por servidores efetivos de carreira estável e em exercício do Governo do Distrito Federal. As demais 30 vagas serão oferecidas à comunidade por meio do Sisu. Nessa última modalidade, o candidato deverá acessar o sistema e indicar o interesse pela vaga no período citado acima.  

Segundo Alex Costa, diretor-executivo da Escola Superior de Gestão, o curso é voltado para as atividades de gestão da administração pública e adota as Metodologias Ativas com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a problematização. “Esse modelo de ensino e aprendizagem traz o mundo real, para dentro do ambiente educacional. Assim, o estudante vai aprender e vivenciar a partir das dificuldades encontradas no dia a dia da administração pública”, explica o diretor.

A distribuição de vagas atende à lei distrital, que exige 40% das cadeiras para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública, e à lei federal de cotas sociais. Aos estudantes, futuros profissionais, o novo curso representa uma chance de ter acesso a um ensino superior gratuito, com subsídio do Governo do Distrito Federal.

O  curso superior de Tecnologia em Gestão Pública funcionará como projeto-piloto para ampliação da oferta, podendo chegar à pós-graduação segundo a ESGe. Outros seis cursos de nível superior já estão credenciados e devem ser ofertados nos próximos anos: tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em gestão de marketing, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão de materiais e tecnologia em gestão de informação.

Na prática, a FUNAB mantém a parte técnico pedagógica da graduação, enquanto a EGOV oferece a infraestrutura, utilizando a estrutura existente para menor gasto possível.

A Escola Superior de Gestão (ESG) publicou editais no DODF, no último dia 17 de maio de 2019, para o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. O edital completo de seleção, para os servidores, está disponível no endereço http://esg.df.gov.br/edital-servidores/ e, para a comunidade, o edital do Sisu pode ser acessado pelo link http://esg.df.gov.br/edital-sisu/.

O que são as Metodologias Ativas?

A ESG adota a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), uma das Metodologias Ativas que tem como premissa fundamental utilizar problemas da vida real para promoção do desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal do estudante. Desta forma, essa metodologia apresenta alguns diferenciais:

– é centrada no estudante;

– a aprendizagem se dá no contexto de pequenos grupos sob a orientação de um tutor;

– trabalha com situações-problema;

– discute a relação dos problemas com a realidade;

– o estudante se torna consciente do processo de ensino e aprendizagem;

– a aprendizagem é ativa, interativa e colaborativa;

– torna os estudantes aptos a atuarem no mercado de trabalho;

– o processo de avaliação é formativo.

Mais sobre a Escola Superior de Gestão

A Escola Superior de Gestão (ESG) foi credenciada junto ao Conselho de Educação do Distrito Federal por meio da Portaria no 405, de 20 de setembro de 2017, que também autorizou a oferta do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública, na modalidade presencial. Atualmente, a ESG está em fase de formação e capacitação do corpo docente em Metodologias Ativas com ênfase na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e já se prepara para receber a primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. Mais informações podem ser acessadas na página http://esg.df.gov.br/.

Acessem a página da ESG http://esg.df.gov.br/ e obtenham as informações necessárias ou entrem em contato pelo telefone 2099-3036.

Com informações da Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB) e Agência Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado