Menu
Eventos

Riacho Fundo recebe oficinas artísticas até o fim do ano

Projeto Riacho das Artes oferecerá oficinas de Teatro, Percussão e Construção de instrumentos no IFB do Riacho Fundo I

Redação Jornal de Brasília

12/09/2019 15h31

Foto: Davi Mello

Chega na cidade o Riacho das Artes, um projeto que oferece oficinas artísticas no IFB do Riacho Fundo I, levando ao público a diversidade da nossa cultura, com música, teatro e dança. Inspirando a expressão, a criatividade e a sensibilidade, o Riacho das Artes resgata o pulsar da cultura brasileira, movimentando corpos, almas e corações. As oficinas oferecidas pelo projeto são: corpo rítimico, com Dani Neri; Construção e prática de Cajón, com Benjo Benitez; e Percussão e ritmos brasileiros, com Pedro Tupã. A oficinas vão de 17 de setembro a 03 de dezembro, e são gratuitas.

Sobre as Oficinas

Teatro: o corpo rítimico, com Dani Neri

A metodologia utilizada é uma mistura de exercícios e jogos com o objetivo de libertar a criatividade, aumentar a consciência corporal, vocal e emocional que capacita os alunos para a montagem de uma apresentação ao final do curso. Todas as aulas terão inicio com um alongamento do corpo e aquecimento da voz. O foco do trabalho a ser desenvolvido está no aqui chamado “corpo rítmico”, ligado ao estimulo a criação de movimentos em diferentes frequências
conduzidos por musicas gerando o entendimento de fraseados musicais, subdivisões rítmicas e pulsadas. 

Percussão e ritmos brasileiros, com Pedro Tupã
A oficina tem como proposta o resgate da cultura popular brasileira , a partir de ritmos que tem raízes principalmente no Nordeste, como o baião, maracatu de
baque virado, samba de coco e ciranda. A oficina prevê tambem a prática dos ritmos relacionados a capoeira e a cultura afro-brasileira. Os participantes receberão uma apostila contendo: nomes dos instrumentos, partitura de ritmos, letras das músicas Todas as aulas começarão com aquecimento e alongamento vocal e corporal.

Construção e  prática de Cajón, com Benjo Benitez
Neste curso, os participantes irão aprender a construir e tocar o Cajón, instrumento que surgiu no Peru Colonial, onde os negros africanos separados de seus instrumentos de percussão, utilizaram-se de caixas de madeira para tocarem seus ritmos. Foi uma ferramenta de libertação de suas expressões artísticas em tempos de repressão e escravidão. Pelo seu baixo custo de fabricação e versatilidade sonora é muito utilizado nos dias atuais e cada vez mais disseminado e absorvido por outras culturas do mundo. 

O projeto Riacho das Artes é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Distrito Federal.


SERVIÇO:

Projeto Riacho das Artes – Oficinas Artística

De 14 de setembro a 03 de dezembro de 2019

Onde?
IFB do Riacho Fundo I (Av. Cedro, AE 15, QS 16)

Gratuitas

Classificação:
a partir de 12 anos

Programação:

>> Teatro: o corpo rítimico, com Dani Neri <<
quartas-feiras
das 14:30 às 17:30
De 18 de setembro a 4 de dezembro

>> Construção e prática de Cajón, com Benjo Benitez <<
Das 14:30 às 17:30
De 17 de setembro a 3 de dezembro

>> Percussão e ritmos brasileiros, com Pedro Tupã <<
terças-feiras
– Turma 1: das 14:30 às 16h
– Turma 2: das 16h às 17:30
De 17 de setembro a 3 de dezembro

Inscrições:
http://bit.ly/oficinasriachodasartes2019.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado