Menu
Cinema

14º Festival Taguatinga de Cinema celebra a diversidade do cinema independente

Consagrado festival da cidade acontece de 02 a 05 de outubro e com ampla programação

Redação Jornal de Brasília

30/09/2019 12h36

O 14º Festival Taguatinga de Cinema chega aos 21 anos de existência, como lugar de resistência democrática e fortalecimento da produção  independente do cinema de curta-metragem. O Festival tem compromisso com a vitalidade e diversidade dos olhares cinematográficos, com os jeitos criativos de mover sensibilidades na direção de ideais éticos, do engajamento político e social e de alternativas para outro país possível.  Para a realização da 14ª edição, se mantém vivo o desejo de continuar sendo campo de florescência para o cinema que promove espaços de falas e reflexões sobre a diversidade, que expõe na grande tela a beleza da multiplicidade de corpos, a variedade das vidas capazes de invenção e criação.  Em 2019, segue o movimento de divulgar, exibir e debater os caminhos abertos pelo cinema, contribuindo para a formação crítica e o diálogo entre o público, os filmes e os realizadores. 

O 14º Festival Taguatinga de Cinema acontece de 02 a 05 de outubro, com ampla programação, contando com mostras, oficinas e shows musicais, espalhados nos seguintes espaços de Taguatinga: Teatro de Praça, Galeria Olho de Águia e Goodfellas CineBar.

Mostras
Com 668 curtas inscritos no ano de 2019, 24 curtas-metragens concorrem às premiações da Mostra Competitiva, sendo 22 deles escolhidos pela curadoria oficial e 02, pela votação popular online. Também serão apresentados curtas na Mostra Paralela, com filmes produzidos por jovens cineastas que lançam olhares agudos e imaginosos sobre a atualidade. O festival também contará com uma Mostrinha Infantil. 

Taguá Mapi
Atividades formativas serão ministradas para disseminar conhecimento e instigar as produções audiovisuais. A primeira é a  Oficina de Linguagem Cinematográfica, que tem como objetivo introduzir os conhecimentos básicos do Cinema sob uma ótica do olhar feminino, a partir da análise de filmes de mulheres cineastas e dos aspectos que dialogam com as características cinematográficas em questão. A segunda é a Oficina de Audiovisual para Smartphones, que tem como objetivo mostrar que o celular pode ser uma ferramenta criativa para exibir e vender trabalhos audiovisuais. A oficina traz dicas para facilitar a produção de vídeos ao compreender os ciclos de produção, da ideia à rentabilização e divulgação do produto final. Também teremos o Painel “O ensino do Cinema e do Audiovisual nas universidades públicas”, coordenado pela cineasta Amaranta César, professora de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFBA). O painel será realizado no IFB Recanto das Emas, às 14h30 do dia 4 de outubro, e contará com as participações de Érika Bauer, professora de Cinema da UnB, e Patrícia Barcelos, do IFB do Recanto das Emas. Também serão realizados debates sobre políticas públicas no DF e o encontro de cineclubes. 

Programação Musical
O festival também contará com uma programação musical, incluindo shows com Letícia Fialho, DJ Ketlen, DJ Gérson Deveras, Banda OPS e Emília Monteiro, que encerrarão os dias de festival com grandes festas para o público.

Homenageados

Todos os anos, o Festival Taguatinga de Cinema presta homenagem a personalidades que marcaram e marcam o movimento cultural de Taguatinga e do Distrito Federal. Nesse ano, os homenageados são o ator brasiliense Andrade Júnior, que completou 50 anos de carreira em 2018, trilhada nos palcos de teatro e no cinema. Falecido em maio deste ano, aos 74 anos, era um dos mais conhecidos artistas da capital. A cineasta Erika Bauer, que  é formada em Cinema e Televisão pela Hochschule fuer Fernsehen und Film (Munique, Alemanha) e professora do Curso de Comunicação Social da Universidade de Brasília. E Manoel Messias Filho, que em 22 anos de cinema, tem sido o fiel escudeiro de diversos diretores e diretoras de fotografia, na função de maquinista, em filmes de curta e longa-metragem.

 

 SERVIÇO

14º Festival Taguatinga de Cinema

De 2 a 5 de outubro, no Teatro da Praça

Entrada Franca

Classificação Livre

 

PROGRAMAÇÃO

QUARTA – 02/10

19h Praça da Alimentação e Feira (Teatro da Praça)

20h MOSTRA COMPETITIVA – PROGRAMA 1 (Teatro da Praça)

21h30 Festa de abertura – Show de Letícia Fialho (Praça do Teatro da Praça)

 

QUINTA – 03/10

9h30 MOSTRINHA INFANTIL  (Teatro da Praça)

10h Debate com os realizadores (Foyer Teatro da Praça)

14h – 18h Taguá MAPI –  Oficina de Linguagem Cinematográfica (Goodfelas Cinebar)

15h- 16h30 MOSTRA PARALELA 1 – Olhares que transformam o mundo (Teatro da Praça)                        

19h DJ | Praça da Alimentação e Feira (Teatro da Praça)

20h MOSTRA COMPETITIVA – PROGRAMA 2 (Teatro da Praça)                       

21h30 Festa GoodFelas (Taguatinga Norte)                

 

SEXTA – 04/10

9h30 MOSTRINHA INFANTIL (Teatro da Praça)

10h Debate com os realizadores (Foyer Teatro da Praça)

14h – 18h Taguá MAPI – Oficina de Linguagem Cinematográfica (Goodfelas Cinebar)

14h30 Taguá MAPI – PAINEL “O ensino do Cinema e do Audiovisual nas universidades públicas”  (IFB Recanto das Emas)

15h – 16h30 MOSTRA PARALELA 2 – Olhares que constroem (Teatro da Praça)

19h DJ | Praça da Alimentação e Feira (Teatro da Praça)

20h MOSTRA COMPETITIVA  – PROGRAMA 3 (Teatro da Praça)                      

21h30 Festa Olho de Águia – DJ Gersón Deveras (Taguatinga Norte)

 

SÁBADO – 05/10

10h Debate com os realizadores (Foyer Teatro da Praça)

14h – 18h Taguá MAPI – Oficina de Documentário para Smartphones (Goodfelas Cinebar)

15h- 16h30 MOSTRA PARALELA 3 – MAV DF (Teatro da Praça)  

16h30 Debate sobre políticas públicas no DF

16h30 Encontro de cineclubes (foyer teatro)

19h Praça da Alimentação e Feira (Teatro da Praça)

20h MOSTRA COMPETITIVA – PROGRAMA 4  (Teatro da Praça)  

22h Homenageados

22h30 Premiação no palco do Teatro

23h Shows de Encerramento –  OPS (Teatro da Praça)   

24h Shows de Encerramento – Emília Monteiro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado