Menu
Brasília

UniCEUB recebe Selo Social pelo impacto de projetos de extensão

Centro Universitário e outras 35 instituições foram certificadas pelo impacto gerado na sociedade com mais de 1,8 milhão de atendimentos feitos em 2019

Redação Jornal de Brasília

04/03/2020 11h38

Atualizada 05/03/2020 16h53

O UniCEUB e outras 36 empresas e instituições do Distrito Federal receberam nesta terça-feira (03), o Selo Social por sua contribuição com questões-chave para o desenvolvimento sociocultural e a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Pelo 3º ano consecutivo, o Centro Universitário atuou como instituição anfitriã do Selo Social no DF e, em solenidade com parlamentares, autoridades, representantes das empresas e dos projetos beneficiários, apresentou os resultados do trabalho.

Em 2019, o Selo Social teve como mote “Inovando e Integrando o DF” e viabilizou 77 projetos, registrando 179 impactos sociais em diversas áreas. No total, mais de 1.837.900 atendimentos foram realizados no DF ao longo do ano.

Após receber homenagem do Instituto Abaçaí, realizador do Selo Social, o anfitrião Getúlio Américo Moreira Lopes, reitor do UniCEUB, agradeceu a mobilização dos investidores e da equipe do Centro Universitário que atua na iniciativa. Ele destacou a importância de educar e formar agentes de transformação na sociedade. “Há 52 anos o UniCEUB oferece uma formação diferenciada para alunos, inclusive no que diz respeito à responsabilidade social dos futuros profissionais que por aqui passa. Parabenizo os 45 professores e 604 alunos envolvidos nos projetos de extensão reconhecidos pelo Selo Social”, completou Lopes.

Aureo Giunco Jr, diretor presidente do Selo Social, agradeceu a participação de todos os envolvidos no programa: “Protagonistas acreditam, acordam todos os dias, vão lá e fazem. Estamos aqui para celebrar a vitória de milhares de pessoas e instituições, seja das empresas, instituições, patrocinadores e, sobretudo, dos profissionais treinados”. Após destacar o histórico do Selo Social, desenvolvido em parceria pelo Instituto Abaçaí e pela Rede Salesiana Brasil, a Irmã Silvia da Silva, diretora da Rede Salesiana Brasil sinalizou: “Tenho certeza de que estaremos juntos em um novo ciclo em 2020 e nos próximos anos”.

Entre as 33 instituições reconhecidas, além do UniCEUB, estão por exemplo: a Rede Urbana de Ações Socioculturais, que desenvolvem os projetos Expressão e Elemento e Movimento; a ONG Moradia e Cidadania, com Real Curso, Oficina das Artes; o Instituto Kalile, com Setembro Amarelo e Serviços Psiquiátricos; a Fundação Assis Chateaubriand, com o projeto Educação Empreendedora; a Clínica Ouvir, com projeto Soprando Amor; a Associação Viver, com projeto Mãos que produzem.

A cerimônia de certificação teve a presença da Representante da SEJUS, Marcela Passamani; da Subsecretária de Políticas para Crianças e Adolescentes da SEJUS, Adriana Faria; do Secretário de Juventude, Léo Bijos; do Subdefensor Público Geral, Daniel Vargas; do deputado Leandro Grass, além do Presidente do Instituto BRB, Romes Gonçalves Ribeiro. Os projetos do Selo Social receberam investimentos da Rede Salesiana Brasil, Instituto Sabin, Hospital Santa Marta, Editora EDB, Farmacotécnica, Medlife, Soma Conservação e Limpeza, Absolutos Seguros, Rede La Salle, Diarma Security, Levvo Comércio de Alimentos.

UniCEUB e o Selo Social


Desde 2016, o UniCEUB participa do Conselho de Articulação do Selo Social no DF, que é formado também pela Acit, Metrô, Administração de Águas Claras, Lordes de Areal, Cardiobras, Fundação Assis Chateaubriand, Ismep, Instituto Fecomércio e Instituto Sabin. Em 2019, os projetos desenvolvidos pelo Centro Universitário e que foram certificados pelo Selo Social, foram: Agência de Notícias UniCEUB (Jornalismo), Projeto Interdisciplinar em Saúde Mental (Psicologia), Clínica de Direitos Humanos (Direito), Alimentação Adequada e Saudável para Todos (Nutrição), Nutrição para Vencer (ambos da Nutrição) e o projeto institucional Formação de alfabetizadores de educação de jovens e adultos.

Sobre o Selo Social


O programa Selo Social, articulado nacionalmente pelo Instituto Abaçaí, atua na qualificação e mensuração dos resultados de ações, por meio do monitoramento e reconhecimento dos impactos sociais. É uma certificação concedida a empresas, entidades sociais e órgãos públicos que demonstrem Compromisso Social na comunidade. Já foi implantada em cidades do Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado