Menu
Brasília

Um dia após reinauguração, tesourinha da Asa Norte amanhece pichada

Moradores e funcionários que trabalham na restauração do local ficaram frustrados com o ato de vandalismo

Redação Jornal de Brasília

22/04/2020 9h33

Um dia após a reinauguração dos três viadutos das tesourinhas das entrequadras 15/16 da Asa Norte, os túneis foram pichados. 

Os túneis, que servem de passagem de veículos sob os eixos W, L e o Eixão, estavam interditados há mais de 100 dias. Além da restauração, o local recebeu pintura nova e foi reinaugurado na última segunda-feira (20), um dia antes do aniversário de Brasília. As pichações frustraram os moradores.

Um dos funcionários que atuaram na restauração das tesourinhas, Fabiano Alves Paulinos, lamentou o ato de vandalismo. “A gente fica desgostoso ao se deparar com atitudes como essa depois de vários dias de trabalho para finalização da pintura”, lamentou.

O consultor ambiental Ronaldo Weigand, de 53 anos, mora na 416 Norte e deu uma sugestão para recolorir o local: “A solução seria ocupar os espaços com grafitagens de artistas da cidade.”

Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) ainda estuda uma data para restaurar a pintura do local. O chefe do Departamento de Edificações da Novacap, Luciano Humberto de Souza, lembra que foi utilizada uma tinta especial que minimiza os impactos de pichações. 

Película

Ainda sobre a pintura, foi aplicada uma tinta que protege a estrutura contra agentes agressivos ao concreto e ao aço. Esta tinta forma uma película protetora que inibe a absorção de elementos que os danifiquem.

“A proteção antipichação, nesse caso, passa a ser secundária, apesar de ser um diferencial no enfrentamento pelos problemas corriqueiros diante do excesso de vandalismo”, explica o engenheiro civil da empresa responsável pela execução da obra, Felipe Braga de Moura.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado