Menu
Brasília

STJ: 10 são afastados suspeitos de comprar vagas em concurso

Arquivo Geral

19/12/2018 12h02

Foto: Divulgação

Jéssica Antunes
[email protected]

As suspeitas de irregularidades no concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ) partiram da própria Corte, que identificou servidores considerados inaptos e acionou a Polícia Federal. O Jornal de Brasília apurou que dez concursados, nomeados como primeiros colocados no certame de 2015, tinham desempenho abaixo do esperado. Eles são investigados pela Polícia Civil do Distrito Federal por suposta compra de gabaritos e devem ser afastados dos postos de trabalho.

Em nota, o STJ informou que em maio de 2016, a equipe da Secretaria de Gestão de Pessoas identificou suspeitas de fraude no concurso de 2015 para o cargo de técnico administrativo. Na ocasião, 39.592 pessoas disputaram 15 vagas e 167 candidatos foram convocados até 21 de dezembro de 2017, quando o concurso perdeu a validade.

Nesta quarta-feira (19), a Polícia Civil cumpre 13 mandados de busca e apreensão na 4ª fase da Operação Panoptes, que investiga irregularidades e fraudes em concursos públicos da capital. Procurado, o STJ ainda não se posicionou sobre a operação, realizada pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado (Draco) após receber apurações iniciais tocadas pela Polícia Federal. Na tarde desta quarta-feira (19), a PCDF deve conceder entrevista coletiva com mais informações.

Desde 1999, seis certames foram realizados pelo Tribunal, sempre organizados pela mesma banca, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), o antigo Cespe, que foi alvo em outras fases de operações deflagradas pela PCDF. Nos concursos de 2008, 2012 e 2015, mais de 1,2 mil candidatos foram aprovados.

O último foi aberto em janeiro deste ano para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior para analista e técnico judiciário. Os salários variam de R$ 6.708,53 a R$ 11.006,82. O resultado final e homologação foram publicados em julho deste ano, com validade até 2020.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado