Menu
Brasília

Sem poder exercer medicina, Wesley Murakami está com depressão, diz defesa

Arquivo Geral

19/12/2018 16h44

Wesley Murakami é acusado de deformar o rosto de seus paciente em procedimento de bioplastia. Foto: Reprodução/Instagram

Raphaella Sconetto
[email protected]

Wesley Murakami, médico acusado de deformar rostos de pacientes em Brasília e em Goiânia, está em “estado grave de depressão”. É o que diz nota assinada pelo advogado de defesa, emitida logo após coletiva de imprensa do Conselho Regional de Medicina do DF (CRM-DF), nesta quarta-feira (19). A instituição afirmou que a suspensão do registro médico foi tomada para prevenir outros erros.

No mesmo dia em que o registro médico de Wesley Murakami foi interditado cautelarmente pelo CRM-DF, a instituição o notificou formalmente. Até esta quarta-feira (19), porém, a defesa do profissional ainda não havia apresentado a justificativa. A expectativa é de que o processo seja finalizado nos próximos seis meses.

Reprodução/CRMDF

De acordo com Farid Buitrago, presidente do CRM-DF, a suspensão se deu por uma ação preventiva. “Existem indícios de danos físicos e, às vezes, irreparáveis em alguns pacientes. A suspensão foi para prevenir para ele não acarretar mais danos a outras pessoas”, conta. No conselho, o médico possui duas denúncias, sendo a primeira registrada em 2017. Uma delas se tornou um processo-ético, e outra, uma sindicância.

“Temos um prazo de seis meses para finalizar o processo. O término pode culminar na cassação definitiva do registro médico ou uma outra pena. Não há ligação com a Justiça. Processos judiciais podem dar outros resultados”, explica Buitrago.

Ainda conforme o presidente do conselho, apesar das fotos e relatos de vítimas, é cedo para apontar se houve imperícia, imprudência ou negligência por parte de Murakami. “Estamos apurando se realmente houve danos que prejudicaram um paciente ou a saúde dele. Se preciso, realizamos perícias técnicas com as vítimas”, alega. Buitrago acrescentou ainda que o Ministério Público do DF e Território (MPDFT) também investiga os casos.

Os advogados do médico têm até 14 de fevereiro do próximo ano para apresentar uma defesa. Caso não seja feito, o processo correrá normalmente. Apenas será uma oportunidade perdida para justificar os seus atos.

Instagram/ Wesley Murakami

Depressão

Por nota, a defesa de Wesley Murakami declarou que o médico “está em estado de grave depressão, tomando medicamentos e sendo acompanhado por um psiquiatra”. Recluso, ele aguarda a comunicação das autoridades policiais e do Conselho de Medicina para dar suas explicações e entregar os documentos necessários, segundo o texto.

“O médico Wesley Noryuki Murakami, que foi interditado cautelarmente pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal e de Goiás, já não estava fazendo novos atendimentos desde as primeiras denúncias e continua aguardando o desenrolar das investigações”, aponta.

Por fim, a defesa diz que entrará com recurso junto aos conselhos para restabelecer sua atividade médica. “Adiantamos que Wesley tem total interesse em esclarecer todos os fatos denunciados”, finaliza.

JBr denunciou 

O Jornal de Brasília fez uma série de reportagens a partir de queixas de pelo menos 40 pacientes, que se uniram para compartilhar as experiências ruins e buscar soluções. Depois de receber e relatar as reclamações, a reportagem marcou uma consulta com o médico. A intenção era conhecer a forma de atuação do profissional, uma vez que muitos pacientes relataram tê-lo procurado para procedimentos simples, mas ele acabava os convencendo de fazer a bioplastia. Em uma sala do Taguatinga Shopping, o médico cobra entre R$ 80 e R$ 130, em espécie, para avaliar cada paciente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado