fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Cidades

Saúde recebe 300 mil testes para detectar coronavírus

Doação foi feita pela Receita Federal. Insumos vão ser distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Nesta quinta-feira (2), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal recebeu uma doação da Receita Federal com 300 mil unidades de teste rápido para detecção da Covid-19. 

“Essa doação chega no momento certo para garantir a continuidade da testagem na população. Antes de serem repassados, todos os materiais recebidos pela Subsecretaria de Logística, seja de doação ou compra, passam pelo atesto da área técnica”, explica a subsecretária de Logística, Mariana Mendes Rodrigues.

Após o atesto para verificar a qualidade dos insumos, que no caso de testes para detecção de Covid-19 é analisado pelo Laboratório Central (Lacen-DF), se aprovados, serão encaminhados para todas as 172 UBSs ainda esta semana.

Atenção primária

A Secretaria de Saúde ampliou a oferta de testes de Covid-19 e disponibilizou o exame para todas as unidades básicas do DF. A medida ocorreu com a desativação da testagem por drive-thru.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem tiver sinais da doença deve procurar a UBS mais próxima de casa, onde será avaliado, atendido e poderá fazer o teste mais indicado pelos profissionais de saúde, podendo ser o rápido ou RT-PCR. Esse tipo é realizado a partir da amostra colhida com o swab (um cotonete) da mucosa do fundo do nariz. Do terceiro dia com sintomas até o sétimo, é indicado fazer o teste do swab. A partir do oitavo dia, poderá ser feito o teste rápido, porque os anticorpos são mais detectáveis.

Com informações da Agência Brasília 




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade