Menu
Brasília

Sabin desenvolve exame para Covid 19, novo coronavírus

Os pesquisadores destacam que fazer os exames já nos primeiros dias de sintomas é fundamental para detectar e tratar a doença

Redação Jornal de Brasília

17/02/2020 17h24

A equipe de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Sabin desenvolveu um método que detecta o novo Coronavírus no organismo em 24 horas no Distrito Federal. Submetendo as amostras a reagentes os resultados são adquiridos a partir de um processo de coleta simples, feito por secreção nasal. 

O sistema, baseado na protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), é feito fundamentado no método ‘PCR em tempo real’ e está disponível no DF e em outras regiões do Brasil. Segundo, Rafael Jácomo, diretor técnico do Sabin, o resultado está ligado ao investimento do Laboratório. “Os investimentos contínuos em pesquisa e inovação foram essenciais para desenvolvimento dessa nova metodologia diagnóstica de forma tempestiva às demandas da comunidade médica e da população”, disse. 

Os pesquisadores destacam que fazer os exames já nos primeiros dias de sintomas é fundamental para detectar e tratar a doença, que já infectou mais de 70 mil pessoas em todo o mundo.

Otimismo

Hoje (17), a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou uma circunstância ‘otimista’ tendo em vista a diminuição de novos casos. Mesmo assim, segundo a organização todos os cenários ainda são possíveis. 

Neste domingo (16), as mortes ocasionadas pelo Covid-19, novo coronavírus , chegaram a 1770 na China. Os casos confirmados pelo mundo já passam de 70 mil e no Brasil três casos suspeitos ainda são investigados. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado