Menu
Brasília

Número de casos de covid-19 cairão no fim de agosto, aposta governador

Baseado em equipes do governo, Ibaneis afirma que o DF terá uma “leve diminuída” nos próximos 15 dias, para, de fato, reduzir o número em seguida

Willian Matos

10/08/2020 11h11

Atualizada 15/08/2020 12h14

Lojistas desrespeitam determinação de manter o comércio fechado.

O governador Ibaneis Rocha acredita que o número de pessoas infectadas diariamente pela covid-19 começará a cair no fim de agosto.

“A projeção que os nossos técnicos dão é de que nós vamos ter, nos próximos 15 dias, uma leve diminuída, para depois começarmos a reduzir no final do mês de agosto”, afirmou Ibaneis, em entrevista à rádio CBN.

Para ter maior controle dos números, o chefe do Executivo local contou que pretende retomar a testagem em massa na capital. “Quero pegar dois ciclos de 14 dias para saber quando é que a gente chega lá [na queda de casos]”, comentou.

Desta forma, os postos de drive-thru que foram implantados no início da pandemia e desativados no fim de junho, deverão voltar a funcionar. Ibaneis conta que contratou uma empresa para retomar o serviço. “A contratação já foi feita incluindo os postos e as pessoas que irão fazer a coleta.”

O último balanço divulgado pelo GDF no domingo (9) aponta que 123.057 pessoas já foram infectadas pela covid-19 na capital. Destas, 105.420 estão recuperadas e 1.731 vieram a óbito.

Reabertura, fiscalização e índice

Na avaliação do governador Ibaneis Rocha, a reabertura do comércio e de demais setores no Distrito Federal em meio ao pico da pandemia do novo coronavírus não prejudicou o índice de isolamento da população — que já era baixo.

Ibaneis aponta que, quando o GDF optou por reabrir o comércio, o índice de isolamento era de 42%. Segundo o governador, os números atuais apurados por equipes do Buriti apontam um índice de 39%.

“As pessoas não conseguem ficar mais de 60 dias isoladas. Isso faz parte de estudos internacionais, e nós já vínhamos acompanhando isso aqui no DF”, comentou. “É muito melhor tentar fazer a conscientização da população sobre uso de máscara, distanciamento… Passa a ser uma cultura das pessoas.”

Na visão do governador, o DF não tem condições de fiscalizar todos os comércios da capital, sobretudo bares e restaurantes. “A maioria dos bares e restaurantes, principalmente nos locais mais carentes, que estavam abrindo na marra. Nós não temos uma capacidade de fiscalização para fiscalizar todos os comércios da cidade”, afirmou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado