Menu
Brasília

Novo coronavírus avança no entorno do DF

Dados da Codeplan mostram relação do aumento da contamição com a reabertura do comércio

Olavo David Neto

23/06/2020 6h00

O cenário de estica e puxa em relação ao isolamento social no DF pode ter consequências nas áreas adjacentes à Unidade Federativa. Segundo dados compilados pela plataforma Salvando Todos, desenvolvida pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), os picos e acúmulo de confirmações de novos casos de covid-19 em 19 das 20 cidades do Entorno coincidem com a reabertura do comércio, decretada em 22 de maio e efetivada cinco dias depois pelo Buriti. Pesquisa da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) indica relação direta na ascensão da curva.

O decreto nº 40.817, de 22 de maio, alterou a legislação de isolamento imposta em 1º de abril e permitiu a reabertura de centros comerciais no DF a partir de 27 do mês passado. Uma semana depois da volta dos comerciários, cerca de cinco mil novos casos de covid-19 foram registrados nas imediações, e com mais sete dias, em 10 de junho, o Distrito Federal ultrapassava 19.400 infecções notificadas — inclusive tendo ultrapassado, pela primeira vez, a marca de mil registros diários, em 5 de junho.

Também depois da flexibilização das atividades comerciais, Águas Lindas bateu o recorde entre todas as cidades do Entorno: foram 111 testes positivos para covid-19 de 29 para 30 de maio, incremento que elevou a 177 as confirmações no local. Pode parecer coincidência, mas, segundo a mais recente Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (Pnad), da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), realizada entre 2017 e 2018, 44 mil moradores de Águas Lindas rumavam todos os dias ao Distrito Federal para trabalhar.

O número representa 58% da população regularmente empregada da cidade, que continha cerca de 21,5 mil trabalhadores apenas no setor de comércio. A título de comparação, os quase 3 milhões de cidadãos candangos representam mais de 14 vezes a população do município goiano, estimada em 212 mil habitantes, segundo o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Junho representou para Águas Lindas um avanço de 15,4 casos a cada dia, e até o fechamento desta reportagem o núcleo urbana contava 528 infecções do Sars-Cov-2, segundo a Secretaria de Saúde de Goiás (SES/GO).

Interiorização

A covid-19 entrou no Entorno de Brasília a partir de Valparaíso. Lá, chegou no dia 24 de março, 20 dias após a primeira confirmação da doença no Distrito Federal. Em rápida evolução, a cidade, cujos 37 mil trabalhadores empregados no DF representavam 55% da população empregada entre 2017 e 2018, observou aumento de quase dois terços nos contágios depois da reabertura dos centros comerciais candangos: de 90 casos confirmados no dia 27 para 157 em 3 de junho. O município tinha cerca de 18 mil comerciários, de acordo com o censo da Codeplan.

Outro centro urbano que empresta grandes quantidades de mão de obra à capital, Luziânia entrou em junho com 78 casos ativos e confirmados da doença. Até as 19h de ontem, a SES/GO contabilizava 415 infecções, com 337 confirmações em apenas 22 dois dias, com média de 15,3 novos testes positivos a cada 24h. Segundo a Codeplan, 21 mil habitantes do município se deslocavam ao Distrito Federal para prestar serviços entre 2017 e 2018. Ainda segundo a Pmad, 21,6 mil luzienses trabalhavam em atividades comerciais.

Cercado

Até o final de março, Valparaíso, Águas Lindas e Luziânia eram as únicas cidades do Entorno com diagnósticos da covid-19. Em abril, confirmações em Pirenópolis, Cidade Ocidental, Formosa, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Novo Gama aumentaram para nove o número de municípios da microrregião com cidadãos infectados pelo novo coronavírus. Maio representou contágios em mais seis cidades, com casos em Alexânia, Corumbá de Goiás, Cristalina, Padre Bernardo, Cabeceiras, Cocalzinho de Goiás e Abadiânia, elevando o número de centros urbanos infectados para 16.

Já em junho, mês de grande disseminação do vírus tanto no DF quanto no Entorno, Água Fria, Mimoso de Goiás e Vila Boa registraram casos. Com isso, 19 das 20 cidades da microrregião possuem ao menos um diagnóstico da covid-19.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado