Menu
Brasília

Mulher é vítima de racismo enquanto estava na fila de supermercado

Colaborador JBr

29/06/2016 18h23

Atualizada 30/06/2016 11h57

Foto:Renato de Oliveira

Tainá Morais
taina.morais@jornaldebrasilia.com.br

Uma servidora aposentada do Itamaraty, de 77 anos, passou a noite detida após flagrante de racismo e injúria racial. Ela ofendeu uma produtora cultural em um supermercado, localizado no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), próximo à Feira dos Importados. Na delegacia, também xingou a delegada e cuspiu no chão.

Segundo o depoimento da vítima, a suspeita se aproximou, encarou e a observou de longe. Minutos depois, perguntou se o cabelo da produtora era peruca ou de verdade. Depois, tocou no cabelo sem permissão. Educadamente, a vítima pediu para a idosa parar com aquela atitude.

Em seguida, a aposentada se alterou e começou a xingar a vítima. “Não gosto de pessoas negras porque são todas mal educadas”, disse. Ela utilizou ainda o termo “preta safada” e alegou que a mulher não deveria estar naquele local por ser negra.

A vítima foi ao Departamento de Polícia Especializada registrar ocorrência. A idosa foi encontrada em casa. Durante o depoimento, ela também ofendeu a delegada e tentou tocar em seu cabelo. Ao ser repreendida, gritou: “Não vou tocar porque não quero sujar minhas mãos”.

Saiba mais

A suspeita foi autuada  em flagrante  por racismo. Ela foi recolhida à carceragem da Polícia Civil e   liberada ontem à tarde após prestar depoimento.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado