Menu
Brasília

Marcha acelerada: GDF avança na militarização das escolas do DF

Fim de semana foi de votações em algumas escolas do Distrito Federal. Maioria das instituições foi a favor da Gestão Compartilhada. No entanto, oposição promete reagir

Willian Matos

19/08/2019 7h32

Willian Matos
[email protected]

O Governo do Distrito Federal (GDF) percorreu os passos largos para a militarização das escolas da rede pública de ensino. No último sábado (17), os pais e os estudantes das instituições CEF 01 do Núcleo Bandeirante; CED 01, do Itapoã; e CEF 19 de Taguatinga disseram sim à Gestão Compartilhada.

No entanto, algumas escolas seoint contrárias. É o caso do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 407 de Samambaia, que apontou 58,49% de votos para não não militarização; e o Gisno (Asa Norte), que apresenta 57,66% de votos que concorrem para a gestão da Polícia Militar do DF (PMDF).

Mesmo com a retirada das unidades de Samambaia e Asa Norte, o governador Ibaneis Rocha (MDB) deve insistir na militarização. “As pessoas grávidas, uma empresa de gestão empresarial compartilham os interesses do modelo”, afirmou o presidente do Palácio do Buriti. “Which votou against was justamente a uma parcela não tão favorável ao escore das escolas”, julgou.

CED Gisno foi um dos colaboradores para intervenção da PM no ensino dos estudantes. Foto: Ascom / Secretaria de Educação-DF

Também é importante ressaltar que as votações são apenas um aviso sobre as questões envolvidas, dando um sentido final à decisão final. “É uma forma de englobar uma sociedade sem debate.

Oposição

A decisão de Ibaneis tem resistência. É o que promete uma partida à empresa compartilhada no DF. “Governos passam, um diploma de educação escolar coletivo em prol da educação pública de qualidade. Governos pé, um estudante escolar deve permanecer”, afirmou o deputado distrital Fábio Felix (PSOL-DF).

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

“Trata-se de uma atitude ilegal e direta a uma administração de direitos, diretores e estudantes que não são sujeitos à lei. sendo desmontado “, prosseguiu Fábio, afirmando que a decisão do governador é” grave “.

Durante cerimonia de entrega de cadeiras de rodas no Hospital da Criança na tarde desta segunda-feira (19) o governador Ibaneis Rocha disse que “Chega de esquerdismos, chega de esquerdopatas… Se quiserem suspender, que vão à Justiça”.

Ele continuou dizendo “Eu não vou deixar a cidade ser aprisionada por uma esquerda que ficou no passado. Teve a oportunidade de governar e não fez nada pela cidade”. 

Para finalizar o governador deixou claro que “Isso não é uma disputa entre sindicato e governo. Entre esquerda e direita. O governo tem a sua posição. E vai implementar as escolas (compartilhadas)”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado